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Mais um Audi E-tron: agora é o Sportback, um SUV cupê

Audi vai além e apresenta o E-tron Sportback, que estreia em duas versões: uma de 309 cv e outra de 404 cv. As baterias têm 71 e 95 kWh

2 abr 2020 - 12h10
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Silhueta cupê num SUV: o público adora e a Audi entrega um E-tron.
Silhueta cupê num SUV: o público adora e a Audi entrega um E-tron.
Foto: Audi / Divulgação

O Audi E-tron -- um poderoso SUV totalmente elétrico -- nem chegou ainda às lojas brasileiras, mas a marca alemã já apresentou na Europa um novo modelo: o E-tron Sportback, que é mais caro e tem o charme de ser um SUV cupê. Único no mercado, o Audi E-tron Sportback é mais caro do que o E-tron original e tem duas versões: a 50 Quattro, de 309 cv com bateria de 71 kWh, e a 55 Quattro, de 404 cv e bateria de 95 kWh.

Como em todo carro totalmente elétrico, a performance do Audi E-tron Sportback tem duas vertentes: a potência do motor elétrico para acelerações e a capacidade da bateria para o alcance. O E-tron 50 Quattro tem alcance de 349 km; o 55 Quattro é capaz de rodar 447 km. O consumo de energia é como num carro a combustão interna: quanto mais potente, mais ele gasta.

O novo Audi E-tron Sportback tem versões de 309 cv e 404 cv de potência.
O novo Audi E-tron Sportback tem versões de 309 cv e 404 cv de potência.
Foto: Audi / Divulgação

O Audi E-tron Sportback tem 4,901 m de comprimento, 1,935 m de largura e 1,608 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,928 m. Em relação ao E-tron SUV original, o Sportback tem 20 mm a menos na parte de trás e perde 45 litros na capacidade do bagageiro, devido à traseira inclinada que caracteriza um SUV cupê. Mesmo assim, é muito espaço: são 615 litros.

A Audi segue firme em sua estratégia “o futuro é elétrico”. O E-tron Sportback tem faróis de LED de matriz digital disponíveis pela primeira vez em um veículo de produção em massa. Sua luz é dividida em pequenos pixels e pode ser controlada com precisão excepcional. Segundo a Audi, isso facilita a centralização da faixa segura em trechos estreitos da estrada e mostra a posição do veículo na faixa. O Audi e-tron Sportback ainda não tem data para chegar ao Brasil. Ainda este mês, a Audi deve apresentar oficialmente o E-tron SUV para a imprensa especializada brasileira, revelando todos os seus detalhes..

O E-tron Sportback pode rodar 349 km com a bateria de 71 kWh e 447 km com a de 95 kWh.
O E-tron Sportback pode rodar 349 km com a bateria de 71 kWh e 447 km com a de 95 kWh.
Foto: Audi / Divulgação

Painéis solares no Centro Técnico Audi

Na semana passada, a Audi do Brasil anunciou que deu mais um passo rumo ao compromisso global da marca de se tornar uma empresa 100% neutra em carbono até 2050. A marca instalou 264 painéis fotovoltaicos no centro técnico de São Paulo para utilizar 100% de energia solar. Do total, 80 placas foram instaladas na cobertura do próprio centro técnico. Segundo a Audi,os painéis geram até 27 mil kWh por ano, trazem redução de 4 toneladas de CO2 e são translúcidos, permitindo a entrada de luz natural ao ambiente interno. 

As demais 184 placas fotovoltaicas foram instaladas em um terreno de Cajamar (SP) e têm capacidade para gerar até 100 mil kWh por ano, o que representa uma economia de 13,3 toneladas de CO2. Ao todo, os painéis podem gerar até 127 mil kWh por ano, ou seja, 31% de toda a energia consumida nas áreas administrativas da Audi do Brasil. A contribuição para o meio-ambiente é de 17,3 toneladas de CO2.

Centro Técnico Audi em São Paulo: 80 painéis fotovoltaicos de um total de 264.
Centro Técnico Audi em São Paulo: 80 painéis fotovoltaicos de um total de 264.
Foto: Audi / Divulgação
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