Jeep Commander chega em 4 versões a partir de R$ 199.990
Conheça o inédito Jeep Commander, terceiro modelo nacional da marca americana, que pretende liderar o segmento SUV de 7 lugares
A Jeep apresentou na manhã desta quinta-feira (26) o inédito SUV Commander e já deu início à pré-venda. Trata-se do terceiro modelo da Jeep fabricado em Goiana (PE). O Jeep Commander estreia em quatro versões, duas flex e duas diesel, e pretende liderar o segmento D-SUV (grande). Um dos diferenciais do carro é a capacidade de transportar 7 pessoas.
Além de ser um SUV de 7 lugares, o Jeep Commander é o primeiro modelo da marca que não tem opcionais. São quatro opções em duas versões de acabamento: Limited e Overland. As duas têm opção de motor 1.3 turbo flex de 185 cv com tração 4x2 ou motor 2.0 turbo diesel de 170 cv com tração 4x4. O torque é de 270 Nm no flex e 380 Nm no diesel. O câmbio é automático de 6 marchas no flex e de 9 marchas no diesel.
O Commander aumenta o nível de sofisticação dos Jeep fabricados no Brasil. Trata-se do primeiro modelo desenvolvido no país com um conceito global. O Commander será exportado para outros países da América Latina. “O Commander nasce da percepção da necessidade de oferecer um novo modelo para um cliente que quer continuar crescendo na escolha de seu carro, seguindo na Jeep”, disse Alexandre Aquino, diretor da Marca Jeep.
Visualmente, o Jeep Commander é mais bonito na frente. Ele traz as sete fendas da grade (padrão da marca) e os faróis unificados para ter uma assinatura própria dentro da gama.A silhueta traseira traz uma barra horizontal. Ao longo de todo o carro há “músculos” na carroceria. Os arcos das rodas são bem marcantes para caracterizar que se trata de um SUV. A traseira, entretanto, é o ponto fraco do carro em termos visuais.
Os faróis full led possuem seta dinâmica. As lanternas do Commander, também em led, contam com desenho inédito e trazem acabamento em cromo acetinado, com quatro refletores inferiores, sendo um com a função de seta e os outros três com luz de posição e freio. Os faróis de neblina e DRL também são em led
O interior é bastante refinado e traz bancos de couro com detalhes em suede. A mistura de materiais aumenta a sensação de maciez e conforto. Os assentos possuem ainda costura aparente, com tom acobreado, bordado no encosto e nos assentos dos bancos. O logotipo da Jeep vem gravado em baixo relevo (versão Limited) no banco e no apoio de braço, que ainda traz o ano de fundação da marca (1941). Na Overland, o nome da versão é que vem gravado nos bancos. O mesmo padrão de acabamento pode ser visto no painel.
O Commander pode ser reservado em sete cores: Branco Polar, Cinza Grafite, Prata Billet, Azul Jazz, Deep Brown, Preto Carbon e a nova Slash Gold, um tom dourado sutil. Nas versões Overland, além do teto preto, as molduras inferiores são na cor do veículo. Por dentro, há três cores como opção: couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza (opcional).
O inédito Jeep Commander tem três fileiras de assentos, 7 lugares e um gigante porta-malas de 1.760 litros com todos os bancos rebaixados. Mesmo com 5 passageiros ele é generoso: 661 litros na configuração com cinco ocupantes. Com 7 lugares, são 233 litros. Além disso, o SUV também conta com 31 litros nos porta-objetos.
A ideia da Jeep é oferecer um SUV versátil. Por isso, o rebatimento dos bancos tem oito opções diferentes. A segunda fila tem um deslocamento longitudinal de até 14 cm, permitindo escolher entre maior espaço para pernas ou aumentar o porta-malas. Os bancos da segunda e terceira fileira têm assentos reclináveis. Além disso, segundo a Jeep, as portas abrem em 80 graus, uma vantagem de acessibilidade perante a concorrência.
O quadro de instrumentos é digital de 10,25”, personalizável. A central multimídia, full HD, tem display de 10,1” com navegação por GPS e espelhamento Android e Apple sem cabo. O carregamento do smartphone é por indução. Mas há USB para carregamento com cabo nas três fileiras de assento. O sistema de som é premium, da marca Harman Kardon, com 9 alto-falantes, subwoofer e 450 Watts de potência. O carro é conectado com a função Alexa da Amazon na versão Overland.
Todas as versões trazem de série os seguintes equipamentos: piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.
O objetivo da Jeep é assumir a liderança do segmento D-SUV (grande) com o Commander. A marca já é líder dos segmentos B-SUV (compacto) e C-SUV (médio) com os modelos Renegade e Compass, respectivamente. Por isso, foi dada atenção na questão off-road. O Jeep Commander tem possui altura mínima de solo de 21,2 cm, ângulo de entrada de 26 graus e de saída de 24 graus.
As versões 4x2 flex tem o modo de condução Sport, para melhorar as trocas de marcha. No caso das versões 4x4 diesel, o motor 2.0 foi recalibrado para ganhar maior torque: são 380 Nm contra 350 no Compass. Os preços do inédito Jeep Commander são os seguintes:
Commander Limited Flex - R$ 199.990;
Commander Overland Flex - R$ 219.990;
Commander Limited Diesel - R$ 259.990
Commander Overland Diesel - R$ 279.990.
As primeiras 500 entregas serão feitas no final de outubro. Depois disso, o Commander passa a entrar na rotina de produção da Jeep em Goiana. Vai depender também das versões que serão mais requisitadas, pois o SUV é inédito e a Jeep não tem histórico dele.