PUBLICIDADE

Fiat Argo assume 1º lugar em vendas; Onix desaba para 11º

Surpresa no ranking de maio: Fiat Argo supera picape Strada e chega pela primeira vez à liderança; Stellantis tem os quatro mais vendidos

15 mai 2021 12h02
ver comentários
Publicidade
Fiat Argo: liderança inédita na primeira quinzena de maio.
Fiat Argo: liderança inédita na primeira quinzena de maio.
Foto: Stellantis

Mudança de posição na liderança do mercado brasileiro de carros: o Fiat Argo assume pela primeira vez o 1º lugar em vendas. O hatch compacto superou a picape Fiat Strada, com a qual divide a linha de montagem de Betim (MG), e terminou a primeira quinzena de maio em segundo lugar. Os números foram divulgados pela Fenabrave. O Argo conseguiu 5.318 emplacamentos, contra 4.833 da Strada.

A surpreendente liderança do Argo pode indicar uma mudança de estratégia comercial da Fiat. É possível que a alta cúpula da Stellantis (Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram) tenha decidido transformar o Argo em novo campeão de vendas do país. Porém, no acumulado do ano a picape Strada lidera com folga: tem 9 mil carros de vantagem sobre o Chevrolet Onix (ainda vice-líder) e quase 20 mil de vantagem sobre o Argo.

TOP 5 CARROS QUINZENA MAIO
POS.CARROVENDAS
MAI
VENDAS
ANO
Fiat Argo5.31826.934
Fiat Strada4.83346.283
Jeep Renegade3.92729.671
Fiat Mobi3.90128.285
Hyundai Creta3.89324.502

Outro destaque do ranking de carros vendidos da primeira quinzena de maio é o Chevrolet Onix, mas pelo lado negativo. As vendas do atual hexacampeão nacional de vendas desabaram, devido à paralisação nas fábricas da GM. Com apenas 2.263 emplacamentos, o Chevrolet Onix caiu para um modesto 11º lugar. Até o final do mês, a queda pode ser ainda maior. No ano, o Onix tem 37.429 vendas.

A Stellantis tem quatro carros nos quatro primeiros lugares, pela ordem: Fiat Argo, Fiat Strada, Jeep Renegade e Fiat Mobi. O primeiro carro fora da Stellantis (fusão da FCA com a PSA) é o Hyundai Creta. O SUV coreano conseguiu emplacar 3.893 unidades nas primeiras duas semanas de maio. No ranking de SUV, o Creta está apenas 34 carros atrás do Renegade.

Com a crise de fornecimento global de componentes eletrônicos, o mercado de automóveis está muito volátil. Ainda é cedo para saber se a liderança momentânea do Argo é uma decisão estratégica da Fiat ou se a picape Strada foi prejudicada pela falta de alguma peça para sua fabricação. As próximas semanas podem revelar mais pistas sobre o futuro do mercado.

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade