3 eventos ao vivo

Eis o Nivus, novo cupê urbano "inteligente" da Volkswagen

Design arrebatador de SUV cupê revela ousadia da VW, que estreia novo logotipo e um sistema multimídia inovador. Veja galeria com 26 fotos

28 mai 2020
12h16
atualizado às 13h23
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Design arrebatador de SUV cupê revela ousadia da Volkswagen, que estreia novo logotipo.
Design arrebatador de SUV cupê revela ousadia da Volkswagen, que estreia novo logotipo.
Foto: VW / Divulgação

O Volkswagen Nivus finalmente foi revelado por inteiro. O carro fez sua estreia mundial hoje (28) em uma live na internet, a partir de São Bernardo do Campo (SP). O Nivus é um cupê urbano compacto, de quatro portas, com design de SUV cupê. Toda a criação e desenvolvimento do Nivus foi feito no Brasil. Segundo a Volkswagen, o Nivus é o “primeiro smart car” do país, ou seja, um “carro inteligente”.

O conceito de “carro inteligente” por trás do Nivus tem a ver com a nova central multimídia VW Play, que traz tela tátil de 10” de alta resolução, antirriscos e com “botões virtuais”. A novidade é que o sistema permite uma série de serviços e streaming. Entretanto, será opcional em todas as versões.

O novíssimo Volkswagen Nivus inaugura uma “nova atitude” da marca, que pretende ser “mais próxima das pessoas”. O Nivus estreia o novo logotipo mundial VW, minimalista, e promete introduzir novas cores no portfólio de carros.

Porta-malas abriga 415 litros e a tampa pode ser aberta por um dos “botões virtuais” do VW Play.
Porta-malas abriga 415 litros e a tampa pode ser aberta por um dos “botões virtuais” do VW Play.
Foto: VW / Divulgação

O Nivus inicia sua produção na fábrica Anchieta dentro de duas semanas. Ainda em junho ele começará a ser vendido no Brasil. Na Argentina, ele será lançado no final de 2020. Nos demais países da América Latina, as vendas começam no primeiro semestre de 2021. O Volkswagen Nivus também será produzido na Espanha e vendido na Europa a partir do segundo semestre do ano que vem.

Apesar da pandemia de coronavírus, a Volkswagen acredita que os consumidores poderão conhecer bem o carro de forma virtual. Por meio do DDX (Digital Dealer Experience), o cliente poderá ver todos os detalhes do carro em 3D. “Mais de 85% das concessionárias no Brasil estarão equipadas com essa estrutura completa de realidade virtual”, afirma Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing. Haverá benefício exclusivos para os clientes que fizerem a pré-venda.

O motor será exclusivamente o 200 TSI, ou seja, 1.0 turbo com injeção direta. Esse motor de três cilindros (EA211) desenvolve 128 cv de potência e entrega 200 Nm de torque. O câmbio será exclusivamente automático de seis marchas. Inicialmente, a Volkswagen tinha intenção de oferecer opção de câmbio manual, mas desistiu depois de conversas com os concessionários.

O Nivus é feito na plataforma MQB, a mesmo do hatch Polo e do SUV T-Cross. Porém, ele busca um consumidor diferente. O Nivus pretende conquistar um público mais jovem e conectado, enquanto o T-Cross é dirigido para a família. O cupê urbano tem 4,266 m de comprimento, 1,757 m de largura e 1,493 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,566 m. O porta-malas tem capacidade para 415 litros e a tampa pode ser aberta por um dos “botões virtuais” do VW Play.

Nivus chega com piloto automático adaptativo (ACC) e frenagem automática de emergência (AEB).
Nivus chega com piloto automático adaptativo (ACC) e frenagem automática de emergência (AEB).
Foto: VW / Divulgação

A preocupação com a segurança continua sendo um fator importante para a Volkswagen. Portanto, o Nivus chega com piloto automático adaptativo (ACC) e frenagem automática de emergência (AEB), caso o veículo identifique risco iminente de uma colisão frontal. O carro também trás detector de fadiga, isofix, top-tether, controle eletrônico de estabilidade, auxílio de partida em rampas e câmera de ré. Faróis, lanternas e luzes diurnas são de LED.

Volkswagen Nivus inaugura uma “nova atitude” da marca, que pretende ser “mais próxima das pessoas”.
Volkswagen Nivus inaugura uma “nova atitude” da marca, que pretende ser “mais próxima das pessoas”.
Foto: VW / Divulgação

O conceito de “carro inteligente” introduzido pela Volks no Brasil está relacionado com a incrível capacidade do VW Play. São 10 GB de memória para que os clientes façam downloads. A Volkswagen firmou parceria com Estapar (estacionamento), 12 min (audiobook), Ubook (audiobook), Porto Seguro (seguros), Deezer (música), Waze (navegador) e iFood (delivery de comida).

Nivus na cor cinza, mostrado durante a live da Volkswagen na internet.
Nivus na cor cinza, mostrado durante a live da Volkswagen na internet.
Foto: Sergio Quintanilha / Reprodução

Veja também:

Honda Civic 1.5 turbo é um devorador de estrada
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade