PUBLICIDADE

Conheça o Lamborghini de 819 cv com motor V12 eletrificado

Projeto do novíssimo Sián Roadster com supercapacitor já foi apresentado e terá só 19 unidades produzidas pela marca italiana; 0-100 em 2s8

13 jul 2020 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Lamborghini Sián Roadster terá motor V12 eletrificado com 819 cv de potência combinada.
Lamborghini Sián Roadster terá motor V12 eletrificado com 819 cv de potência combinada.
Foto: Lamborghini / Divulgação

O fetiche do automóvel pode até estar em baixa nos carros mais populares, mas entre os carros de sonho continua em alta. Antes mesmo do lançamento do novo Lamborghini Sián, a marca italiana já apresentou o projeto do Sián Roadster. A ideia é oferecer a emoção de um motor V12 eletrificado com a liberdade de um conversível. O novo Lambo Sián Roadster V12 terá apenas 19 unidades produzidas -- e todas já foram vendidas!

O carro é eletrificado, mas isso não vai tirar a emoção do motor V12 de 6,5 litros, que está no coração do projeto. A Lamborghini vai utilizar válvulas de admissão de titânio, aumentando a potência do V12 de 760 para 774 cv. Os restantes 34 cv virão do sistema elétrico. A novidade é que a marca italiana (que pertence ao Grupo Volkswagen) vai usar supercapacitores ao invés das pesadas baterias de íons de lítio. Assim, o sistema elétrico do Sián pesa apenas 34 kg. Para se ter uma ideia, o sistema do Audi E-tron (do mesmo grupo) pesa 700 kg.

Os capacitores conseguem carregar a bateria em segundos, ao invés de horas. Eles suportam altíssimas temperaturas e perdem menos energia na utilização. Porém, a capacidade de armazenamento é pequena. Para o Sián V12, a Lamborghini acredita que foi uma boa escolha. O motor elétrico de 48V montado na caixa de câmbio faz a potência combinada chegar a 819 cv.

Graças aos supercapacitores, a Lamborghini afirma que uma única aplicação de freio carregará totalmente o sistema. Até 129 km por hora a aceleração foi melhorada, com ganho de 10% na tração. De 0-100 km/h, a aceleração do Lamborghini Sián Roadster é feita em apenas 2,8 segundos. A velocidade máxima é de 349 km/h. O Sián Roadster também adota pás de resfriamento ativas na parte traseira que não exigem o uso de motores elétricos.

O design foi inspirado no Lamborghini Countach, com elementos hexagonais nas luzes traseiras e na cabine. Por dentro, o carro tem conteúdo muito parecido com o do Lamborghini Aventador, porém o display multimídia veio do Huracán Evo. A versão cupê do Sián V12 terá 63 unidades, mas somente 19 roadsters sairão da fábrica de Sant'Agata Bolognese, na Itália. Os 82 carros já foram vendidos.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade