0

Conheça o Lamborghini de 819 cv com motor V12 eletrificado

Projeto do novíssimo Sián Roadster com supercapacitor já foi apresentado e terá só 19 unidades produzidas pela marca italiana; 0-100 em 2s8

13 jul 2020
05h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Lamborghini Sián Roadster terá motor V12 eletrificado com 819 cv de potência combinada.
Lamborghini Sián Roadster terá motor V12 eletrificado com 819 cv de potência combinada.
Foto: Lamborghini / Divulgação

O fetiche do automóvel pode até estar em baixa nos carros mais populares, mas entre os carros de sonho continua em alta. Antes mesmo do lançamento do novo Lamborghini Sián, a marca italiana já apresentou o projeto do Sián Roadster. A ideia é oferecer a emoção de um motor V12 eletrificado com a liberdade de um conversível. O novo Lambo Sián Roadster V12 terá apenas 19 unidades produzidas -- e todas já foram vendidas!

O carro é eletrificado, mas isso não vai tirar a emoção do motor V12 de 6,5 litros, que está no coração do projeto. A Lamborghini vai utilizar válvulas de admissão de titânio, aumentando a potência do V12 de 760 para 774 cv. Os restantes 34 cv virão do sistema elétrico. A novidade é que a marca italiana (que pertence ao Grupo Volkswagen) vai usar supercapacitores ao invés das pesadas baterias de íons de lítio. Assim, o sistema elétrico do Sián pesa apenas 34 kg. Para se ter uma ideia, o sistema do Audi E-tron (do mesmo grupo) pesa 700 kg.

Os capacitores conseguem carregar a bateria em segundos, ao invés de horas. Eles suportam altíssimas temperaturas e perdem menos energia na utilização. Porém, a capacidade de armazenamento é pequena. Para o Sián V12, a Lamborghini acredita que foi uma boa escolha. O motor elétrico de 48V montado na caixa de câmbio faz a potência combinada chegar a 819 cv.

Graças aos supercapacitores, a Lamborghini afirma que uma única aplicação de freio carregará totalmente o sistema. Até 129 km por hora a aceleração foi melhorada, com ganho de 10% na tração. De 0-100 km/h, a aceleração do Lamborghini Sián Roadster é feita em apenas 2,8 segundos. A velocidade máxima é de 349 km/h. O Sián Roadster também adota pás de resfriamento ativas na parte traseira que não exigem o uso de motores elétricos.

O design foi inspirado no Lamborghini Countach, com elementos hexagonais nas luzes traseiras e na cabine. Por dentro, o carro tem conteúdo muito parecido com o do Lamborghini Aventador, porém o display multimídia veio do Huracán Evo. A versão cupê do Sián V12 terá 63 unidades, mas somente 19 roadsters sairão da fábrica de Sant'Agata Bolognese, na Itália. Os 82 carros já foram vendidos.

 

Veja também:

Honda Civic 1.5 turbo é um devorador de estrada
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade