0

Conheça o Kia EV6, primeiro elétrico da marca coreana

Kia EV6 utiliza a plataforma E-GMP estreada pelo Hyundai Ioniq 5, pode ter até 585 cv e carrega 80% da bateria em apenas 18 minutos

1 abr 2021
08h47
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Kia EV6 é o primeiro elétrico da marca e traz design com linhas angulosas.
Kia EV6 é o primeiro elétrico da marca e traz design com linhas angulosas.
Foto: Kia Motors / Divulgação

A Kia revelou oficialmente nesta quarta (31) o inédito EV6. Trata-se do primeiro carro elétrico da história da marca, que também estreia a plataforma modular elétrica E-GMP entre os modelos Kia. Com tecnologias que permitem carregamento ultrarrápido de até 800 V, o Kia EV6 será produzido na Coreia do Sul e chegará a mercados selecionados a partir do segundo semestre de 2021. Ainda não há previsão de chegada do modelo ao Brasil.

Construído sob a plataforma modular elétrica E-GMP já utilizada no Hyundai Ioniq 5, o inédito Kia EV6 é o primeiro dos 11 modelos elétricos que a marca sul-coreana pretende lançar até 2026. Ao todo, serão sete construídos sob a arquitetura E-GMP e quatro derivados de modelos já existentes. Em 2030, a Kia espera que os carros elétricos e híbridos representem 40% das vendas anuais da marca, algo em torno de 1,6 milhão de unidades.

Traseira do Kia EV6 traz lanternas com design fino que surgem na caixa de roda.
Traseira do Kia EV6 traz lanternas com design fino que surgem na caixa de roda.
Foto: Kia Motors / Divulgação

Um dos destaques da nova plataforma do grupo Hyundai é a arquitetura de 800 volts. Com opções de carregamento também de 400 volts, o Kia EV6 dispensa componentes ou adaptadores adicionais. O modelo pode ser recarregado de forma rápida de 0 a 80% em apenas 18 minutos, Há também a opção de uma carga complementar de 100 km de autonomia em menos de quatro minutos na versão com tração traseira e bateria 77,4 kWh. 

Por fora, o destaque do Kia EV6 é o visual, que apresenta a nova filosofia da marca. Chamada de “Opposites United”, ela será adotada pelos demais modelos da Kia daqui em diante. O EV6 traz carroceria com linhas angulosas e elementos de SUV. Algumas versões trazem o acabamento das caixas de roda, nas laterais e nos para-choques na cor preta, que dão a impressão do novo carro ser mais alto do que realmente é.

Além disso, há também um acabamento preto nas colunas A e no topo das colunas C, que faz o teto ter aspecto flutuante. Completam o visual as exóticas lanternas traseiras, que contam com um design que percorre a traseira do EV6 de ponta a ponta. Uma parte da peça começa de uma caixa de roda e vai até a outra, enquanto a outra forma uma espécie de trapézio com a parte superior, que é formada pelas luzes de iluminação e freio.

Interior do Kia EV6 traz painel digital e central multimídia de 12’’ com aspecto flutuante. Foto
Interior do Kia EV6 traz painel digital e central multimídia de 12’’ com aspecto flutuante. Foto
Foto: Kia Motors / Divulgação

Por dentro, o console de aspecto horizontal traz visual semelhante ao já adotado em modelos atuais da Kia, e os bancos trazem revestimento em material feito de plástico reciclado. O Kia EV6 conta com painel de instrumentos digital, que é visualmente integrado à central multimídia de 12’’ que pode receber atualizações over-the-air (OTA). As duas telas formam uma única grande peça, de aspecto semelhante ao visto no Mercedes Classe A.

Além disso, o Kia EV6 também conta com recursos como head-up display, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, sistema de permanência em faixa, assim como sistemas de condução semi-autônoma, assistente de saída segura (SEA), que é capaz de detectar a aproximação de outros carros e prevenir colisões laterais, e até mesmo um sistema de assistente de estacionamento que permite que o condutor manobre o Kia EV6 de fora do veículo.

Totalmente elétrico, o modelo traz duas opções de bateria, sendo uma de 58 kWh e a outra de longo alcance com 77,4 kWh, ambas com diferentes variações de potência, torque e autonomia. Nas duas, é possível optar pela configuração de um motor elétrico e tração traseira, ou então com dois motores elétricos -- um em cada eixo -- e tração integral.

Kia EV6 GT conta com 585 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.
Kia EV6 GT conta com 585 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.
Foto: Kia Motors / Divulgação

A opção de um motor e bateria de 58 kWh conta com 170 cv de potência e 350 Nm de torque, enquanto a versão de dois motores oferece 235 cv e um torque de 605 Nm. Nessa configuração, o Kia EV6 acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 s. Já no EV6 com bateria de 77,4 kWh, o torque se mantém o mesmo, mas a potência sobe para 229 cv na versão com um motor e 325 cv com os dois motores. A autonomia em ciclo WLTP é de 510 km para a primeira versão e 400 km na segunda, que acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 s.

No entanto, o destaque fica para a versão topo de linha GT. Disponível somente na configuração com bateria de 77,4 kWh e dois motores elétricos, a versão esportiva traz 585 cv de potência e 740 Nm de torque. Esse conjunto permite que o Kia EV6 GT acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 s e alcance uma velocidade máxima de 260 km/h.

Veja também:

Volkswagen Taos, o terror do Compass, está pronto!
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade