PUBLICIDADE

Chevrolet reinventa SUV e trará inédito Bolt EUV ao Brasil

Chevrolet apresenta seus novos carros elétricos: Bolt reestilizado, que roda 416 km, e Bolt EUV, que tem porta-malas maior do que o Tracker

15 fev 2021 - 09h55
Compartilhar
Exibir comentários
Chevrolet Bolt EUV: reinvenção do SUV com a visão futurista da General Motors.
Chevrolet Bolt EUV: reinvenção do SUV com a visão futurista da General Motors.
Foto: GM / Divulgação

A General Motors deu mais uma demonstração de que está muito forte no desenvolvimento de carros 100% elétricos. Por meio de sua marca líder, a Chevrolet, a GM apresentou a nova família Bolt. O conhecido Bolt EV ganhou modificações estéticas e melhoramentos, enquanto o inédito Bolt EUV é uma reinvenção do SUV. Totalmente elétrico, o inédito Bolt EUV será vendido no mercado brasileiro junto com o já conhecido crossover Bolt EV.

Ao contrário dos SUVs 100% elétricos já existentes, como a família E-tron da Audi e os chineses JAC iEV40 e iEV60, os utilitários esportivos da Chevrolet são ao mesmo tempo mais acessíveis e inovadores. Tecnicamente, o inédito Bolt EUV poderia caberia melhor numa definição de crossover, mas o próprio nome revela sua proposta: não é um SUV (Sport Utility Vehicle) mas sim um EUV (Electric Utility Vehicle).

Novo Bolt é igual ao Bolt EUV, só que menor, porém tem alcance maior por ser mais leve.
Novo Bolt é igual ao Bolt EUV, só que menor, porém tem alcance maior por ser mais leve.
Foto: GM / Divulgação

Segundo a GM, o Chevrolet Bolt EUV é 16 cm mais longo do que o Bolt. Seu entre-eixos também é maior, 7,6 cm, o que deve agradar aos consumidores da Chevrolet no Brasil. O Bolt EUV tem uma bateria de íons de lítio de 65 kWh, que proporciona um alcance de 402 km com uma carga completa. Com este porte, ele consegue oferecer um porta-malas de 462 litros (maior do que o de muitos SUVs convencionais, inclusive o Chevrolet Tracker, que tem 393 litros).

Chevrolet EUV é o primeiro SUV totalmente elétrico da marca.
Chevrolet EUV é o primeiro SUV totalmente elétrico da marca.
Foto: GM / Divulgação

Com 1.668 kg, o Bolt EUV utiliza o mesmo motor do Bolt, ou seja, 203 cv de potência e 360 Nm de torque. Por ser mais leve, o Bolt “normal” consegue um alcance um pouco maior, de 416 km. Os dois carros trazem carregadores rápidos de 120 e 240 voltas, que permite um alcance de 161 km em apenas 30 minutos (tempo para um lanche na estrada). Na prática, portanto, considerando essa parada, o novo Bolt EV poderá rodar 577 km (mais que a distância São Paulo-Londrina, São Paulo-Joinville ou São Paulo-Juiz de Fora). Já o Bolt EUV poderá rodar 563 km.

Interior do novíssimo Chevrolet Bolt EUV, que tem o mesmo padrão do Bolt.
Interior do novíssimo Chevrolet Bolt EUV, que tem o mesmo padrão do Bolt.
Foto: GM / Divulgação

O Bolt EUV é o primeiro Chevrolet oferecido com o Super Cruise, a primeira tecnologia de assistência ao motorista verdadeiramente viva-voz para estradas habilitadas. Nos EUA e no Canadá, ele pode ser usado em mais de 320.000 km. No Brasil, claro, não será assim, pois não há a infra-estrutura. Embora não compartilhem nenhuma peça externa de chapa metálica, os carros são parecidos por dentro. 

Bolt EUV é o primeiro carro da Chevrolet a contar com o sistema Super Cruiser.
Bolt EUV é o primeiro carro da Chevrolet a contar com o sistema Super Cruiser.
Foto: GM / Divulgação

O painel de instrumentos é totalmente digital e a central multimídia ganhou um novo display tátil de 10,2” compatível com Android Auto e Apple CarPlay, wi-fi 4G a bordo e carregamento do celular sem cabo. Os bancos também são novos. Os dois carros são equipados com um bom pacote de segurança, que inclui frenagem automática de emergência, alerta de colisão, assistente de permanência em faixa e detecção de pedestres. O Bolt EUV traz ainda navegador por GPS e teto solar.

Bolt EUV é um carro que tem praticidade tanto no dia a dia quanto em viagens.
Bolt EUV é um carro que tem praticidade tanto no dia a dia quanto em viagens.
Foto: GM / Divulgação

Nos EUA, o novíssimo Chevrolet Bolt EUV parte de US$ 33.995 (cerca de R$ 182 mil), enquanto o novo Bolt começa em US$ 31.995 (cerca de R$ 172 mil). No Brasil, o Chevrolet Bolt custa R$ 262.100. A GM não informou quando os novos carros chegarão ao Brasil, tampouco o preço que terá o Bolt EUV. Nos EUA, a GM conseguiu reduzir o preço base do Bolt EV 2022 em mais de US$ 5.000 em relação ao modelo 2021, como parte de sua estratégia de tornar os carros elétricos acessíveis a todos os seus clientes. Até 2035, a empresa espera produzir somente carros elétricos.

Porta-malas do inédito Bolt EUV tem capacidade para 462 litros.
Porta-malas do inédito Bolt EUV tem capacidade para 462 litros.
Foto: GM / Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade