PUBLICIDADE

12 carros seminovos de R$ 60 mil. Veja quais valem a pena

Pelo preço de um Chevrolet Onix Plus ou um Fiat Argo Drive 1.3, dá para comprar Golf, Renegade, Corolla e Creta seminovos. Confira a lista

19 ago 2020 - 12h13
Compartilhar
Exibir comentários
Volkswagen Golf 1.6: fora de linha, mas vale a pena analisar.
Volkswagen Golf 1.6: fora de linha, mas vale a pena analisar.
Foto: VW / Divulgação

O mercado de carros está novamente se aquecendo, mas os preços estão muito altos. As montadoras sofrem pressão nos custos e, por causa disso, os automóveis estão se tornando artigo de luxo. É raro achar um bom carro zero km com preço realmente atraente. Por isso, os seminovos e usados estão em alta. A questão é: vale a pena comprar um seminovo no lugar de um zero km? Partimos do preço de um Chevrolet Onix Plus LT 1.0 Turbo MT6 (R$ 60.863) e de um Fiat Argo Drive 1.3 GSR (R$ 60.592) para dar algumas dicas.

O site KBB Brasil, especializado em precificação de carros, fez uma pesquisa e encontrou 12 boas opções de modelos seminovos para essa faixa de preço. O resultado foi interessante, pois ele achou modelos como Volkswagen Golf, Jeep Renegade, Toyota Corolla e Hyundai Creta. 

Fiar Argo Drive 1.3: belo carro, mas com câmbio manual.
Fiar Argo Drive 1.3: belo carro, mas com câmbio manual.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O modelo seminovo mais acessível encontrado nessa faixa de preço foi um Ford EcoSport Titanium 2016 por R$ 57.222. Esse carro vem com motor 2.0, mas tem o câmbio PowerShift, que é rejeitado pelo mercado. De qualquer forma, é um SUV compacto dos mais potentes. No topo da lista aparece um Nissan Sentra SV 2017 por R$ 62.710. Esse sedã médio também tem câmbio 2.0 e câmbio CVT e mantém-se atualizado. Veja a lista de 12 opções montadas pelo KBB e nossa opinião sobre a compra, se vale a pena ou não.

  CARRO ANO

PREÇO

R$

VALE A PENA?
1 VOLKSWAGEN GOLF COMFORTLINE 1.6 MT 2016 60.508 Sim. Belo carro com motor de 120 cavalos.
2 CHEVROLET CRUZE LTZ 1.8 2016 61.226  Não. Esta é a geração antiga do Cruze Sedan.
3 FORD ECOSPORT TITANIUM 2.0 4x2   2016 57.222 Não. Utilizava o antigo motor que não é tão potente e tem câmbio ruim.
4 JEEP RENEGADE  LONGITUDE 1.8 AT6 4x2 2016 59.517 Sim. Tem motor de 139 cv, não anda muito, mas é ótimo carro.
5 NISSAN SENTRA SV 2.0 CVT  2017 62.710 Sim. Belo carro com motor de 140 cv e boa tocada.
6 TOYOTA COROLLA GLi 1.8 CVT 2017 58.024 Não. Geração antiga do Corolla estava ultrapassada.
7 HYUNDAI CRETA ATTITUDE 1.6 4x2 MT 2017 59.760 Em relação ao Argo, sim. Em relação ao Onix Plus, não.
8 RENAULT DUSTER  DYNAMIQUE 1.6 CVT4x2 2018 57.639 Não. Onix Plus tem apenas 4 cv a menos e é mais carro.
9 VOLKSWAGEN VIRTUS COMFORTLINE 200 TSI AT6 2018 61.165 Sim. O Virtus supera tanto o Onix Plus quanto o Argo Drive.
10 PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 4x2 Automático 2018 58.429 Sim. Belíssimo carro com boa dinâmica, mas não é o turbo.
11 CHEVROLET PRISMA LTZ 1.4 Automático 2019 61.547 Óbvio que não, é a geração antiga do Onix Plus. 
12 TOYOTA YARIS SEDAN XL 1.5 CVT 2019 61.526 Não para o Onix (motor não empolga). Sim para o Argo. 
Toyota Corolla 2017: apesar da fama, já estava ultrapassado.
Toyota Corolla 2017: apesar da fama, já estava ultrapassado.
Foto: Toyota / Divulgação

Como se vê pela tabela acima, não basta comparar com um carro superior. Há casos e casos. Nos casos em que os modelos são bons (como Volkswagen Golf e Peugeot 2008), vale a pena analisar bem. Em outros casos, como o Chevrolet Prisma que só oferece câmbio automático como diferencial, não vale a pena. Quanto aos dois modelos zero km usados pelo KBB como referência, não recomendados a versão GSR do Fiat Argo, pois o câmbio dá muitos trancos. O Argo é um ótimo carro, mas com câmbio manual ou com câmbio automático. O GSR automatizado é ruim por ter apenas uma embreagem.

Novo Onix Plus fica melhor em tudo e sobe de categoria:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade