PUBLICIDADE

Ator repete gesto de novela ao dar ‘banana’ a negacionistas

Reginaldo Faria faz relembrar cena memorável de ‘Vale Tudo’ após desmentir fake news sobre ser antivacina

17 abr 2021 09h31
| atualizado em 18/4/2021 às 16h18
ver comentários
Publicidade

No dia 6 de janeiro de 1989, o Brasil parou diante da TV para assistir ao fim de um mistério. “Quem matou Odete Roitman?” era a pergunta feita por todo mundo no País desde a cena chocante do assassinato da grande vilã de ‘Vale Tudo’, exibida em plena noite de véspera de Natal.

Mas a imagem simbólica do fim da novela não teve a ver com o homicídio da empresária vivida por Beatriz Segall (1926-2018) e sim com o desfecho do executivo corrupto Marco Aurélio, outro vilão da trama. Em fuga num jatinho, com milhões de dólares roubados, ele dá uma ‘banana’ em câmera lenta e com sorriso debochado.

Aquele gesto que entrou para a história da teledramaturgia representava um tapa na cara da sociedade. Um deboche na ficção para denunciar a corrupção sistemática, o ‘jeitinho brasileiro’ de levar vantagem, a falta de ética, o enriquecimento ilícito e a impunidade. Pouca coisa mudou, não é, Brasil?

Trinta e dois anos depois, Reginaldo Faria refez o gesto de seu personagem. Ele postou no Instagram o vídeo em que dá uma ‘banana’ a bordo de um avião. Desta vez, o significado é outro. “Aqui para os negacionistas”, diz a legenda. O ator, de 83 anos, já recebeu as duas doses da vacina contra a covid-19.

Ó pra vocês, negacionistas: Reginaldo Faria com o sorriso de quem já está imunizado contra a covid-19
Ó pra vocês, negacionistas: Reginaldo Faria com o sorriso de quem já está imunizado contra a covid-19
Foto: Reprodução

Em março, ele se viu obrigado a divulgar um vídeo de celular mostrando o momento da vacinação. Foi uma resposta à onda de ataques on-line e manchetes desfavoráveis na imprensa em consequência do boato de que seria negacionista e antivacina. “Sou totalmente a favor da vacina. Não sou louco”, esclareceu.

Bye, bye, Brasil: Marco Aurélio terminou ‘Vale Tudo’ impune, milionário e debochado
Bye, bye, Brasil: Marco Aurélio terminou ‘Vale Tudo’ impune, milionário e debochado
Foto: Reprodução

O veterano da TV estava escalado para um personagem de destaque em ‘Um Lugar ao Sol’, folhetim que vai substituir a reprise de ‘Império’ em outubro. Para evitar maior exposição ao coronavírus, a Globo tirou do elenco os atores mais velhos. Reginaldo Faria ainda aparecerá na próxima trama das 21h, porém com outro personagem e somente na etapa final, quando, acredita-se, a pandemia estará enfim sob controle.

 

 


 

 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Publicidade
Publicidade