Zona Sul de Porto Alegre passa por limpeza histórica em arroios
Mais de 6 mil metros cúbicos de resíduos foram retirados do Arroio do Salso, em ação preventiva contra inundações.
Com foco na prevenção de alagamentos e na melhoria do escoamento urbano, o Dmae iniciou uma ampla operação de dragagem no Arroio do Salso, próximo à ponte da Avenida Serraria, na Zona Sul de Porto Alegre. Entre abril e maio, 6.248 metros cúbicos de sedimentos foram removidos do leito do arroio.
A ação é parte de um esforço maior que também incluiu a Bacia de Amortecimento Jardim Paraíso, na Restinga, onde 152 metros cúbicos de resíduos foram retirados. Posteriormente, as equipes foram deslocadas para o Arroio Lami, no trecho conhecido como Beco do Passo da Taquara, onde novas frentes de trabalho seguem ativas.
Em 2024, o Dmae já havia investido R$ 15 milhões para a retirada de mais de 161 mil metros cúbicos de materiais acumulados nos arroios da cidade. Esse número superou em mais de 100% o que havia sido previsto no Plano Plurianual (PPA) do município.
Além de melhorar a drenagem pluvial, os resíduos dragados são temporariamente deixados para secagem e, após até 30 dias, encaminhados para aterros regularizados. As intervenções buscam garantir o controle de enchentes e cumprir os parâmetros de proteção ambiental.
Com a informação PMPA.