Vídeo: Técnica de enfermagem é agredida dentro de UBS e faz desabafo: 'Quero justiça'
Um vídeo de uma técnica de enfermagem sendo agredida dentro de uma UBS vem viralizando nas redes sociais nos últimos dias
Um episódio de violência dentro da Unidade Básica de Saúde do Jardim Luiza, em Franca (SP), revoltou profissionais da saúde e chamou atenção para a insegurança enfrentada por trabalhadores da área. Uma técnica de enfermagem de 25 anos foi agredida por uma paciente de 39 anos na manhã da última segunda-feira (4/8). A agressão, que envolveu empurrões, xingamentos e até um tapa no rosto, foi registrada em vídeo. Abalada emocionalmente, a profissional desabafou: "No momento estou ainda muito abalada, sendo assistida por psicólogo e advogados. Mas com a certeza de que quero justiça, pra mim e pros meus colegas da enfermagem que tantos são agredidos pelo Brasil."
Segundo relatos, o conflito teve início após a paciente reclamar de dores causadas por uma aplicação intravenosa feita meses antes. Desde então, a técnica evitava realizar atendimentos com a mulher, pedindo que outros colegas a substituíssem. Na data da agressão, ao perceber que a profissional havia se afastado novamente, a paciente começou a proferir ofensas. "Ela disse que ia me bater, que, se eu esbarrasse nela de novo, ia quebrar minha cara", contou a técnica, que passou a gravar as ameaças com o celular.
O registro acabou provocando ainda mais violência. De acordo com a vítima, a mulher desferiu dois tapas no peito, tentou acertá-la com objetos e tomou à força o aparelho celular. "Fui atrás dela no corredor para recuperar o aparelho, mas fui empurrada, jogada contra a parede e levei um tapa no rosto quando consegui me aproximar de novo", relatou. A Polícia Militar foi acionada, levou a agressora à delegacia, mas ela acabou liberada. "Ela ainda debochou de mim nos corredores da delegacia e, pasmem, ligou da delegacia para marcar outra consulta na UBS", afirmou.
A paciente retornou à unidade poucas horas depois e foi atendida normalmente por um dentista, o que causou ainda mais indignação. Em nota, a Prefeitura de Franca repudiou o ocorrido e garantiu apoio à profissional: "Qualquer ato de violência é inaceitável. O caso já está sendo acompanhado pelas autoridades competentes." A ocorrência foi registrada como desacato e vias de fato. A técnica e seus advogados avaliam medidas legais contra a agressora e cobram ações efetivas para garantir segurança nos postos de saúde.
Veja o vídeo:
Indignação e solidariedade
Hoje, uma enfermeira foi agredida dentro da UBS enquanto cuidava de vidas.
Isso não é apenas um tapa no rosto dela, é um golpe contra todos os profissionais que dedicam amor e coragem à saúde do povo. pic.twitter.com/1qM460Tmu6
— Enfermeiro Júlio César (@_enfermeiros) August 7, 2025