Vídeo: Posto de Saúde tem esgoto a céu aberto na calçada
O Posto da Unidade de Saúde da Família Itatiaia, que vai ser inaugurado dia 8 de Junho em Gravataí, é rodeado por um valão com água de esgoto cloacal podre.
Uma obra reivindicada há décadas pela comunidade da Zona Leste de Gravataí, está, finalmente, saindo do papel. O Posto de Saúde teve inicio das obras em 8 de junho de 2022, o ritmo dos pedreiros é intenso para que o prazo de 12 meses seja cumprido. Externamente, na última segunda-feira (15/05), ainda faltava cercar o terreno de formato irregular e concluir calçadas, além de obras no interior do prédio.
Mas nem tudo ficará pronto para o dia 8.
E o que mais preocupa a comunidade da região é um valão de esgoto com águas podres, oriundas das casas em volta, que circunda o terreno do Posto de Saúde.
Nossa reportagem foi acionada pelo morador Lucas Machado, que há muito tempo vem questionando as autoridades e engenheiros que circulam pelo local, sem respostas e muito menos solução.
Ele é morador da rua lateral, Radial Leste.
A reportagem esteve no local e constatou que a situação é ainda mais grave que a detalhada em mensagens de texto. No local é possível sentir o mal cheiro do esgoto, além da textura e identificação dos degetos flutuantes da água que sequer se movimenta. E isso tudo, como pode ser visto nas fotos, na calçada do Posto.
Segundo Lucas, os engenheiros contatados afirmaram que o valão não será canalizado. A inauguração terá a presença de autoridades, mosquitos e ratos, possivelmente.
Mas os problemas não param aí. Os moradores em frente ao valão pagam em suas contas da CORSAN, a taxa referente ao esgoto cloacal. Um serviço que é pago e não tem o retorno de quem recebe.
Segundo a moradora Aline Souza, além dos bichos e mal cheiro, o esgoto representa um enorme perigo para os moradores, especialmente as crianças, que não podem brincar na rua, sob risco de caírem nas águas fétidas. Além disso, em dias de chuvas prolongadas, para sair da rua, apenas de carro, pois o valão, que tem quase nenhum escoamento, transborda facilmente, tornando a rua intransitável. Sem contar as doenças que são levadas para dentro das casas
Caminhando pelo local, também chama a atenção a qualidade da obra do muro que cerca o terreno. Num piso irregular, o concreto da cinta é feito diretamente sobre o chão de terra, seguindo todas as ondulações do terreno, e sem se preocupar em obedecer uma linha reta. Quem tem um pouco de noção de construção civil se espanta com a qualidade do trabalho. É dinheiro do povo da cidade, uma pessoa que a obra é feita com recursos próprios da Prefeitura.
A nossa reportagem está tentando respostas da administração, mas até agora nada foi explicado.
Com a informação @Lelê Pereira
Veja o vídeo:
https://poa24horas.com.br/wp-content/uploads/2023/05/WhatsApp-Video-2023-05-21-at-17.45.40.mp4