URGENTE: EUA atacam Venezuela e Trump garante que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que, nesta madrugada, (3), as forças americanas realizaram um "ataque de grande escala" contra a Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro. A declaração foi feita em sua plataforma Truth Social.
"Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi capturado, juntamente com sua esposa, e retirado do país por via aérea. Essa operação foi realizada em conjunto com forças de aplicação da lei dos Estados Unidos".
Segundo Trump, a captura foi realizada por equipes da Delta Force, uma tropa de elite do exército norte-americano. O governo venezuelano não sabe onde está Maduro nem de sua esposa, Cilia Flores, afirmou a vice-presidente Delcy Rodríguez, em um áudio exibido pela TV estatal.
BREAKING: Trump confirms strike in Venezuela, says Maduro and wife have been 'captured' pic.twitter.com/8OkLawxk6s
— Fox News (@FoxNews) January 3, 2026
Ataques de Trump à Venezuela
Segundo relatos da população de Caracas à AFP, o clima é de pânico diante dos ataques, que começaram por volta das 2 da madrugada. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram helicópteros das Forças de Operações Especiais dos EUA sobrevoando a capital venezuelana e diversas explosões.
"Eu estava dormindo quando minha namorada me acordou e disse que estavam bombardeando. Não vi as explosões, mas ouvi os aviões", disse à AFP um morador.
O chanceler da Venezuela, Yván Gil, disse que solicitou uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU após o ataque. O senador republicano Mike Lee disse que o secretário de Estado, Marco Rubio, informou que Maduro foi preso para responder a acusações criminais que enfrenta nos EUA e está sob custódia americana.
* Reportagem em atualização