Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tsunami gigante atinge costa da Rússia após terremoto de 8.8; vídeo impressiona o mundo

Ondas de até 5 metros invadiram cidades nas Ilhas Curilas após forte tremor; alerta foi emitido em diversos países do Pacífico

30 jul 2025 - 14h11
Compartilhar
Exibir comentários
Tsunami gigante atinge costa da Rússia
Tsunami gigante atinge costa da Rússia
Foto: Reprodução/ Instagram / Contigo

Um terremoto de magnitude 8.8 atingiu a região das Ilhas Curilas, no extremo leste da Rússia, na madrugada de 30 de julho de 2025. O tremor causou um tsunami com ondas de até cinco metros, que atingiram a cidade costeira de Severo-Kurilsk, arrastando embarcações, inundando ruas e causando danos significativos à infraestrutura local.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o momento em que o mar avança com força, invadindo o porto e destruindo parte da costa. Cerca de 2 mil pessoas foram evacuadas rapidamente. Segundo relatos, moradores correram para áreas elevadas ao ouvirem o alarme de tsunami: "Saímos com o que deu para pegar, ainda de pijama", disse uma residente.

Apesar da força do fenômeno, não houve mortes registradas na Rússia, mas alguns feridos foram atendidos com escoriações e choques térmicos. O vulcão Klyuchevskoy entrou em atividade logo após o tremor, aumentando o alerta na região.

O impacto do terremoto se estendeu por toda a bacia do Pacífico. Países como Japão, Havaí, México, Chile e Nova Zelândia emitiram alertas de tsunami. No Japão, uma mulher morreu ao tentar fugir e cair de um penhasco. Milhões foram retirados de zonas de risco.

Imagens que circulam globalmente mostram, inclusive, cirurgiões realizando uma operação enquanto a sala tremia um retrato da tensão vivida. Autoridades monitoram a possibilidade de novos tremores. O alerta segue ativo em diversas regiões. 

Por que o terremoto na Rússia causou alerta global de tsunami?

O tremor aconteceu em uma região de encontro de placas tectônicas, o que pode deslocar enormes massas de água. A profundidade e intensidade do abalo foram suficientes para gerar ondas que se propagaram rapidamente, exigindo reação imediata de países ao redor do Pacífico.

Leia essa também: Vidente faz previsão 'assustadora' sobre Lula e choca a internet; veja

Confira mais:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por BBC News | Brasil (@bbcbrasil)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade