PUBLICIDADE

Trump torna pública parte de arquivos sobre morte de Kennedy

Arquivo Nacional dos EUA disponibiliza em seu site 2,8 mil documentos que eram mantidos em sigilo.

26 out 2017 - 22h10
(atualizado em 27/10/2017 às 15h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, permitiu nesta quinta-feira (26/10) a divulgação de parte dos arquivos sigilosos sobre o assassinato de John F. Kennedy. O republicano cedeu a pressões do FBI e da CIA e bloqueou a liberação de centenas de documentos.

O Arquivo Nacional dos Estados Unidos disponibilizou em seu site para consulta mais de 2,8 mil documentos relacionados ao assassinato de Kennedy, que ocorreu em 22 novembro de 1963, em Dallas. A coleção completa possui mais de 3,1 mil documentos.

John F. Kennedy e Jacqueline Kennedy (de costas) momentos antes do assassinato do presidente dos Estados Unidos em Dallas, cidade do Texas, em 22 de novembro de 1963.
John F. Kennedy e Jacqueline Kennedy (de costas) momentos antes do assassinato do presidente dos Estados Unidos em Dallas, cidade do Texas, em 22 de novembro de 1963.
Foto: Reuters

Para os documentos retidos ou censurados, Trump ordenou uma revisão ao longo dos próximos seis meses. Segundo funcionários do governo americano, o presidente deve voltar a se pronunciar sobre o assunto e talvez liberar mais alguns em abril de 2018.

"Não tenho outra opção neste momento a não ser aceitar essas censuras em vez de permitir um dano potencialmente irreversível à segurança da nossa nação", afirmou Trump em comunicado, ao anunciar a decisão.

Uma das funcionárias do governo que falaram com os jornalistas confirmou que a maioria dos pedidos para que Trump mantivesse censurados certos documentos vieram do FBI e da CIA.

Essas agências temem que os arquivos revelem "a identidade de indivíduos envolvidos e os seus papéis como informantes de uma informação de segurança e inteligência", os quais ainda podem estar vivos, disse outro funcionário.

Em 1992, o Congresso americano decidiu que todos os documentos relacionados à investigação sobre o assassinato de Kennedy deveriam se tornar públicos até 26 de outubro de 2017.

O crime comoveu os Estados Unidos na época e gerou uma série de teorias de conspiração, por exemplo, que a morte do presidente havia sido encomendada pela máfia ou por Cuba.

Historiadores que pesquisam sobre o ataque contra Kennedy afirmaram que o acesso a esses documentos não deve oferecer novos detalhes surpreendentes sobre o motivo que levou o ex-fuzileiro naval Lee Harvey Oswald a atirar no presidente e também não deve responder à questão se havia mais alguém envolvido no atentado.

Os pesquisadores acreditam, porém, que a abertura dos arquivos possa ajudar a desfazer algumas das teorias de conspiração que surgiram sobre o caso.

Lee Harvey Oswald foi condenado por assassinar o ex-presidente dos EUA, John F. Kennedy. A imagem é de 22 de novembro de 1963.
Lee Harvey Oswald foi condenado por assassinar o ex-presidente dos EUA, John F. Kennedy. A imagem é de 22 de novembro de 1963.
Foto: Divulgação / Reuters

Veja também

Documentos da investigação de JFK poderão ser abertos:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade