Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Transporte por Trilhos: Novo Trecho de Trem no RS e em mais cinco locais vão ligar regiões estratégicas

O Governo Federal lança projeto para reativar linhas ferroviárias regionais, aproveitando trilhos existentes e visando melhorar a mobilidade intermunicipal.

16 jun 2025 - 15h56
(atualizado às 20h02)
Compartilhar
Exibir comentários

O Governo Federal anunciou um plano ambicioso que promete transformar a mobilidade regional com a criação de seis novas rotas ferroviárias de passageiros. As novas linhas vão reaproveitar trechos de ferrovias subutilizadas, oferecendo uma alternativa sustentável ao atual transporte rodoviário. As conexões previstas incluem trechos como Brasília a Luziânia e Salvador a Feira de Santana, entre outras.

Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik / Porto Alegre 24 horas

Os projetos fazem parte do Novo PAC e estão sendo estruturados em formato de Parcerias Público-Privadas (PPPs). A apresentação oficial está programada para outubro de 2025, segundo o Ministério dos Transportes. A meta é reduzir os custos utilizando a malha ferroviária existente, agilizando a implantação.

Entre os corredores prioritários, destacam-se também Fortaleza a Sobral, Londrina a Maringá, São Luís a Itapecuru Mirim e Pelotas a Rio Grande. Inspirado no modelo do Trem Intercidades, que conecta São Paulo a Campinas, o novo projeto busca atender as regiões metropolitanas com grande fluxo populacional.

A iniciativa prevê ainda integração com metrôs, ônibus urbanos e outros modais, além de estimular o desenvolvimento econômico local e gerar milhares de empregos diretos e indiretos no setor ferroviário nacional.

Com a informação Agência Brasil.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade