PUBLICIDADE

Trabalhadores do RS receberão parcelas extras do seguro-desemprego a partir de terça-feira

Benefício será concedido a cerca de 139 mil pessoas afetadas pelas enchentes

21 mai 2024 - 12h36
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta terça-feira, 21 de maio, o governo federal dará início ao pagamento de duas parcelas extras do seguro-desemprego para os trabalhadores do Rio Grande do Sul que já estavam recebendo o benefício antes da declaração do estado de calamidade. As parcelas adicionais serão creditadas de forma contínua para aproximadamente 139 mil beneficiários.

Foto: Freepik / Porto Alegre 24 horas

Segundo o Ministério do Trabalho, têm direito aqueles trabalhadores dos 336 municípios afetados pelas enchentes, que foram dispensados involuntariamente entre 1º de dezembro de 2023 e 5 de maio de 2024, e que estejam recebendo ou tenham solicitado o benefício até 9 de maio de 2024.

O pagamento será efetuado na conta e banco indicados pelo trabalhador no momento da solicitação do benefício, seja conta na CAIXA ou na conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa e acessível pelo App Caixa Tem.

Caso a abertura da conta digital não seja viável, o saque poderá ser realizado com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa, mediante apresentação de documento oficial com foto.

O Seguro-Desemprego é um auxílio financeiro temporário pago de três a cinco parcelas, de forma contínua ou alternada, de acordo com o período trabalhado. No entanto, em caráter excepcional, foram liberadas mais duas parcelas para o Rio Grande do Sul. A Caixa é responsável pelo pagamento do benefício, cujos recursos são provenientes do FAT, conforme a Lei nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990.

Os trabalhadores podem acompanhar o andamento do benefício por meio de diversos canais, como o App CAIXA Trabalhador, App CAIXA Tem (para quem não possui conta bancária na CAIXA), App Carteira de Trabalho Digital, Serviço de Atendimento ao Cidadão pelo 0800 726 0207 e o site do Ministério do Trabalho e Emprego.

Dúvidas sobre o processamento das informações sociais, identificação, concessão e valor do benefício devem ser esclarecidas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego. Mais detalhes sobre o pagamento do Seguro-Desemprego estão disponíveis no site da Caixa.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade