Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Toffoli declara suspeição em pedido de instalação de CPI do Banco Master

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, foi definido nesta quarta-feira (11) como o novo relator

11 mar 2026 - 19h24
(atualizado às 19h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou-se suspeito nesta quarta-feira (11) para atuar como relator de um mandado de segurança protocolado pelo deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). A ação judicial solicita que a Presidência da Câmara dos Deputados proceda com a instalação da CPI do Banco Master, destinada a investigar movimentações financeiras entre a instituição e o Banco de Brasília (BRB).

Dias Toffoli
Dias Toffoli
Foto: Rosinei Coutinho/STF / Perfil Brasil

Após ser designado relator por sorteio eletrônico, Toffoli emitiu despacho fundamentando o afastamento por motivo de foro íntimo. O magistrado determinou o envio dos autos à Presidência do STF para que um novo relator seja designado.

O ministro Cristiano Zanin, do STF, foi definido anda nesta quarta-feira (11) como o novo relator do mandado de segurança que solicita a instalação da CPI do Banco Master na Câmara dos Deputados. A designação ocorreu por meio de um novo sorteio eletrônico realizado pela Corte, logo após a vacância da relatoria anterior.

A escolha inicial de Toffoli ocorreu após o ministro ter deixado, no mês anterior, a relatoria de outras investigações relacionadas ao Banco Master. Na ocasião, o processo foi transferido para o ministro André Mendonça, devido à divulgação de que Toffoli é sócio de uma empresa que realizou transações comerciais com fundos vinculados a Daniel Vorcaro, acionista do banco.

O pedido de Rodrigo Rollemberg aponta que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não deu prosseguimento à instalação da comissão de inquérito. Segundo o parlamentar, o requerimento cumpre os requisitos formais, mas permanece sem andamento por mais de 30 dias.

A argumentação de Rollemberg sustenta que a omissão impede o exercício da função fiscalizadora do Poder Legislativo sobre entes públicos e privados em casos de suspeitas de irregularidades financeiras.

Paralelamente à definição do novo relator para o pedido da CPI, a Segunda Turma do STF inicia, na sexta-feira (13), o julgamento virtual das decisões recentes de André Mendonça. O colegiado analisará as medidas que resultaram na terceira fase da Operação Compliance Zero, incluindo a ordem de prisão contra Daniel Vorcaro. Apesar da suspeição na relatoria, existe a possibilidade de Toffoli participar da votação em plenário virtual.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade