PUBLICIDADE

Terremoto na Albânia mata pelo menos 21 e derruba edifícios

Tremor de magnitude 6,4 com epicentro próximo à capital Tirana. Trata-se do sismo mais forte a atingir o país dos Bálcãs desde 1926.

26 nov 2019 - 07h53
(atualizado às 16h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Equipes de resgate trabalham em busca de vítimas em escombros na cidade de Thumane
Equipes de resgate trabalham em busca de vítimas em escombros na cidade de Thumane
Foto: DW / Deutsche Welle

Ao menos 21 pessoas morreram quando o terremoto mais forte a atingir a Albânia em décadas sacudiu a capital Tirana e o oeste e o norte do país nesta terça-feira, provocando o desabamento de edifícios e soterrando moradores nos escombros.

Moradores, alguns carregando bebês, fugiram de prédios de apartamentos de Tirana depois que o tremor de magnitude 6,4 começou pouco antes das 4h da manhã (horário local).

A nação balcânica foi sacudida por 100 tremores secundários após o sismo principal, dois deles de magnitude 5, testando nervos já abalados.

Em Thumane, cidade vizinha do norte, Marjana Gjoka, de 48 anos, dormia em seu apartamento no quarto andar de um prédio de cinco pisos quando o terremoto devastou o topo do edifício.

"O teto desabou sobre as nossas cabeças e não sei como escapamos. Deus nos ajudou", disse Gjoka, cuja sobrinha de 3 anos estava entre as quatro pessoas presentes no apartamento na ocasião.

O sismo ocorreu 30 quilômetros a oeste de Tirana, a uma profundidade pequena de 10 quilômetros, disse o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), e também foi sentido nos Bálcãs e em Puglia, região do sul da Itália.

Horas mais tarde, um terremoto de magnitude 5,4 atingiu a Bósnia, e seu epicentro ocorreu 75 quilômetros ao sul de Sarajevo, disseram monitores. Não surgiram relatos imediatos de feridos.

Treze corpos foram retirados de prédios desabados em Durres, principal porto da Albânia e um destino turístico, disseram autoridades, acrescentando que 44 pessoas foram retiradas vivas dos escombros.

Após um suplício de 14 horas, uma mulher de 30 anos foi retirada viva das ruínas de um edifício de seis andares de Durres duas horas depois de a polícia extrair o corpo de sua filha de oito anos.

Ao anoitecer, uma mulher chamada Bukuri Morina e seus 10 familiares se uniram a milhares de outros para passar a noite no estádio de futebol de Durres.

"Estamos com medo de voltar ao nosso apartamento", disse. "Há rachaduras por todo lado e tememos ter o mesmo destino das pessoas de Thumane."

Localizada ao largo dos mares Adriático e Jônico, entre a Grécia e a Macedônia, a Albânia é palco de atividades sísmicas frequentes.

Um sismo de magnitude 5,6 abalou o país em 21 de setembro, danificando cerca de 500 casas. Na ocasião, o Ministério da Defesa disse ter sido o terremoto mais forte na Albânia nos últimos 30 anos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade