PUBLICIDADE

Semana no espaço #3: relâmpago atinge foguete Soyuz durante o lançamento

Nessa semana, ficamos um passinho mais perto da 'internet espacial', descobrimos que a Lua está enco...

31 mai 2019 - 19h19
Compartilhar
Exibir comentários

Parecia que ia demorar mais do que o cometa Halley, mas a sexta-feira chegou! E com ela, a hora de saber o que esse pequeno animalzinho chamado ser humano anda aprontando com essa vontade louca de saber o que acontece fora desse belíssimo Planeta Azul. Dá uma rodada aí pra baixo pra saber o que rolou no mundo da exploração espacial nessa última semana!

Caiu um relâmpago na Soyuz durante o lançamento

Como nós já havíamos contado para vocês aqui, o foguete russo Soyuz decolou do Cosmódromo de Plesetsk na última segunda-feira, dia 27 de maio, levando um satélite de navegação Glonass-M. Tudo deu certinho, mas uma coisa chamou atenção de quem acompanhou a decolagem: um relâmpago acertou a Soyuz em cheio enquanto ela subia rumo ao espaço. Nada de mal aconteceu com a estrutura, visto que ela já é preparada para isso, mas as imagens são ótimas:

Cosmonautas russos saem da ISS para andar no espaço e acham toalha presa na estação

Os cosmonautas Oleg Kononenko e Alexei Ovchinin saíram da Estação Espacial Internacional para dar uma voltinha no espaço na quarta-feira (29) e fazer um trabalho de manutenção, colocando corrimãos entre dois módulos da ISS e realizando trabalhos de pesquisa por cerca de seis horas. O curioso é que os cosmonautas removeram da estrutura externa da estação uma toalha (fãs de "O Guia do Mochileiro das Galáxias" não vão estranhar o objeto no espaço) que foi largada lá por um outro russo há uns 10 anos. Agora, o Instituto de Assuntos Médicos e Biológicos da Academia Russa de Ciências vai analisar a toalha em busca de possíveis microorganismos habitando o tecido.

Os cosmonautas Oleg Kononenko e Alexei Ovchinin passeando no espaço
Os cosmonautas Oleg Kononenko e Alexei Ovchinin passeando no espaço
Foto: TecMundo

Módulo de Israel que ia para a Lua e se perdeu pode ter sido encontrado

Há cerca de um mês, Israel lançou um módulo que tinha como destino a Lua, onde vários experimentos científicos iriam acontecer. O problema é que o módulo apresentou defeitos e perdeu o controle, indo se espatifar na Lua. Agora, responsáveis pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter acreditam ter flagrado o ponto no nosso satélite natural onde o módulo foi parar. Na imagem abaixo, a mancha escura no centro pode indicar o ponto de queda do módulo israelense.

A sonda israelense perdeu o controle e caiu na Lua
A sonda israelense perdeu o controle e caiu na Lua
Foto: TecMundo

Engenheiro pode ser preso por falsificar inspeções de peças de foguetes da SpaceX

O engenheiro James Smalley foi indiciado criminalmente pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos por ter falsificado dezenas de relatórios de inspeção de peças importantes dos foguetes da SpaceX. Ele trabalhava em uma empresa terceirizada contratada para verificar e atestar a qualidade das peças do Falcon 9 e do Falcon Heavy. Ao menos 10 missões foram afetadas pelas peças irregulares, incluindo duas para a Força Aérea dos EUA.

James Smalley, à esquerda, acusado de falsificar relatórios de inspeção para a SpaceX
James Smalley, à esquerda, acusado de falsificar relatórios de inspeção para a SpaceX
Foto: TecMundo

LEGO lança brinquedo para comemorar 50 anos da Apollo 11

A notícia pode não ser exatamente sobre exploração espacial, mas não deixa de ser sensacional: a LEGO vai lançar um conjunto que permite a montagem do módulo lunar Eagle que levou o ser humano pela primeira vez até a superfície da Lua. O conjunto tem 1.087 peças, vai ser lançado em 1º de junho e vai custar US$ 99,99 (cerca de R$ 400 em conversão direta de moeda) na loja oficial da LEGO.

Fiquem ligados na próxima semana que muita coisa legal vai acontecer:

  • 3 de junho: Dragon de carga da SpaceX — também conhecida como CRS-17 — vai partir da Estação Espacial Internacional às 13h02 (horário de Brasília) e retornar à Terra caindo sobre o Oceano Pacífico.
  • 5 de junho: a China vai realizar seu primeiro lançamento de foguete a partir de uma plataforma marítima. Dois satélites de imagens da Terra chamados Jilin 1 serão lançados em um foguete Long March 11 que vai decolar do Mar Amarelo.

Aniversários espaciais nessa semana:

  • 25 de maio: Revelação do primeiro foguete Saturno V em larga escala mais de um ano antes de seu primeiro voo oficial (1966). A sonda Phoenix pousa em Marte (2008)
  • 26 de maio: Nascimento de Sally Ride, primeira mulher americana a chegar no espaço (1951)
  • 28 de maio: Os primeiros primatas (os macacos Able e Baker) são levados ao espaço e completam um voo suborbital (1959)
  • 29 de maio: a Teoria Geral da Relatividade de Einstein é comprovada com a observação de um eclipse no Brasil (1919)
  • 31 de maio: Criação da Agência Espacial Europeia (1975)
TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade