PUBLICIDADE

Vazamento de código fonte ativam alerta para proteção de IP

17 ago 2020 - 10h11
(atualizado em 19/8/2020 às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesse último mês ficamos sabendo do vazamento de código fonte de 50 empresas importantes no mercado de alimentos, varejo, finanças, TI, e-commerce, entre outras. Duas que se destacaram foram as gigantes Microsoft e Nintendo. Essas invasões trouxeram à tona a questão da proteção de IP e canais de desenvolvimento seguro.

Foto: McAffe / McAffe

O último vazamento parece ter sido resultado de uma configuração incorreta de SonarQube – ferramenta de código aberto que permitem desenvolvedores auditar o código para testes de bugs e vulnerabilidades antes da implantação. Em uma análise do McAfee, se constatou que o SonarQube se comunica na porta 9000, e que possivelmente pode ter sido configurada incorretamente para ser aberta e violada, permitindo pesquisadores terem acesso à dados expostos ao vazamento. Essas portas deixadas abertas desavisadamente podem ter exposto uma infinita série de tentativas de invasão.

Como proteger o IP da sua empresa?

Algumas dicas irão manter o seu IP em segurança, durante todo o tempo que estiver conectado à internet.

  • VPN (Virtual Private Network): é um serviço entre usuário e internet que oferece ferramentas de criptografia e navegação sigilosa.
  • Proxy: é um serviço que recebe e repassa demandas ao site que você está navegando, impedindo que seu IP fique exposto enquanto navega pelo site.
  • Celular com Roteador: use a rede de dados do seu celular, transformando-o em um roteador.
  • Wi-Fi públicos: essa é uma opção para quando você estiver viajando. Ao invés de utilizar seu IP, você passa a usar o IP fornecido pelo próprio hotel.

Porém, mesmo utilizando de todas essas práticas, você não está livre de ter seu computador invadido. Por isso, dispor de uma solução que proteja sua vida digital é indispensável para não sofrer ataques indesejados. O Terra Antivírus pode ajudar com produtos e soluções de segurança que irão proteger sua privacidade dos olhos dos curiosos para você se conectar com confiança.

Fonte: McAfee.com / Tecnoblog

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade