PUBLICIDADE

Mantenha-se seguro dos novos golpes de celulares

Golpistas estão se aproveitando da pandemia para criar novas estratégias de ataques.

26 out 2020 17h10
| atualizado às 17h34
ver comentários
Publicidade

Com mais tempo em casa, não é de se espantar que estamos mais conectados também. Junto com esse tempo extra no celular, os golpes nos smartphones também cresceram e se desenvolveram. Aplicativos falsos, mensagens de texto perigosas e ligações de phishing colocam cada vez mais seus dados em risco.

Foto: Divulgação

Apps Falsos: um punhado de aplicativos falsos está circulando pelas lojas digitais de app. Desde apps de saúde e suprimentos, aos de videoconferências como o Zoom, e até mesmo os que buscam por máscaras N-95. Muitos deles são fraudadores se aproveitando da pandemia para acessar seus dados, fotos e arquivos, chantagear e conseguir alguma coisa em troca.

Mensagens de Texto: as mensagens de texto continuam sendo a forma mais popular para os golpistas atacarem suas vítimas. Hackers estão enviando links do tema atual, COVID-19, através de phishing, direcionando as vítimas a sites falsos ou links que instalam malwares em seus dispositivos.

Ligações de Phishing: também através desse tipo de golpe, os cibercriminosos manipulam ligações telefônicas oferecendo tratamentos médicos falsos, pedidos de doações de ajuda emergencial ou kits de testes gratuitos quando respondido a um formulário rápido.

Para se manter seguro desses tipos de golpes é necessário estar atento. As notícias que estão mais em alta são as mais usadas pelos fraudadores.

- Esteja sempre alerta às mensagens de texto, chamadas telefônicas, redes sociais e e-mails não solicitados. Se desconhecer o destinatário, ignore a mensagem. Qualquer suspeita, não clique no link. O melhor a se fazer é entrar em contato com o colega ou amigo que enviou a mensagem para saber se é verdadeira.
- Jamais compartilhe seus dados financeiros por telefone ou texto.
- Pratique a navegação segura na hora de fazer suas compras. Sempre acesse o site da sua loja de um aplicativo confiável ou digitando o endereço. Nunca clique em um link de e-mail suspeito.
- Mantenha seus dispositivos protegidos com um software de segurança digital atualizado, como o Terra Antivírus, que realizam varreduras regulares para proteger seus aplicativos de malwares.

 

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Publicidade
Publicidade