PUBLICIDADE

A pandemia trouxe um novo modelo de ensino: o estudo em casa

12 ago 2020 12h07
| atualizado em 14/8/2020 às 08h00
ver comentários
Publicidade

Com a chegada do coronavírus no Brasil, as escolas se viram num dilema: com os alunos isolados em casa, como dar continuidade nas aulas? A solução mais prática encontrada pelo MEC foi a introdução das aulas online. Dessa forma seria possível prosseguir com os estudos sem que os alunos ficassem defasados.

Foto: McAfee / McAfee

Essa forma de ensino é muito parecida com o “homeschooling”, praticada por pais que defendem o aprendizado em casa, de forma domiciliar. Porém, nesse novo cenário, as escolas é que passam, via internet, as lições para os estudantes que estão isolados dentro de casa. Esse tipo de ensino a distancia também é conhecido como EAD. No Brasil, o estudo exclusivamente em casa, ou “homeschooling”, não é permitido! Por não haver lei regulamentando esse tipo de prática, ele não é aceito na base curricular da criança.

Porém, com o avanço da epidemia e as escolas fechadas por mais de 4 meses (por determinação do governo), hoje as famílias estão tendo a oportunidade de conhecer o modelo “homeschooling”. O sistema educacional público nunca esteve preparado para essa experiência. A pandemia trouxe novamente para a pauta a discussão do ensino domiciliar. “O Congresso finalmente enfrentará esse debate, já que o “homeschooling” já é regulamentado em mais de 60 países”, disse a deputada federal Rosinha Rezende (DEM-TO), em entrevista a BBC News Brasil.

Para além desse debate das salas de aula, o que mais se constatou foi uso crescente das crianças para acessar

links, vídeo-aulas e principalmente videoconferências. Porém, com a correria do dia a dia, muitos pais não se deram conta que o descuido na segurança dos dispositivos pode colocar os filhos em perigo. Pausar por um instante irá assegurar que as crianças não sofram ataques de hackers querendo se aproveitar dessa brecha. Dispor de um bom antivírus que oferece proteção atualizada, além de controle parental, é a melhor opção para os pais ficarem tranquilos enquanto os filhos estão estudando. O Terra Antivírus pode ajudar nessa matéria com produtos e soluções de segurança que garantem a proteção contra ameaças digitais.

Fonte: UOL

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Publicidade
Publicidade