PUBLICIDADE

Jovem de 9 anos cria 3 projetos em prol da sustentabilidade

As criações de Theo Correia Alves Costa são fruto de sua paixão por questões ambientais e 8 meses de aprendizado na codeBuddy

26 out 2021 - 15h22
(atualizado em 8/11/2021 às 15h35)
Compartilhar
Foto: Divulgação/CodeBuddy

Em tempos de aquecimento global, crise hídrica e fenômenos naturais fora do comum, a sustentabilidade tem se tornado um tema urgente no cotidiano. De acordo com informações da plataforma de pesquisa Opinion Box, ao menos 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade como um tema essencial. O carioca Theo Correia Alves Costa, aluno da codeBuddy, escola de tecnologia e robótica para crianças e adolescentes, entendeu a necessidade de cuidar do meio ambiente desde cedo, e encontrou com os cursos uma forma de unir sua paixão por sustentabilidade ao aprendizado de ferramentas de programação. Aos 9 anos, Theo já tem três projetos para intervir de forma concreta na proteção da natureza, todos desenvolvidos a partir dos conhecimentos compartilhados durante os oito meses em que estuda na codeBuddy.

O primeiro projeto do jovem foi um jogo para salvar as tartarugas e limpar o mar da presença de plástico e outros materiais poluentes. A ideia veio de uma preocupação antiga de Theo, que aos 4 anos descobriu que existem tartarugas marinhas em reabilitação por terem engolido pedaços de plástico no mar.

Projeto idealizado por Theo, aluno da CodeBuddy
Projeto idealizado por Theo, aluno da CodeBuddy
Foto: Reprodução/CodeBuddy

“A tartaruga desliza em posições aleatórias no cenário e o jogador precisa coletar o lixo antes que ela comece a se mover. Caso ela comece a nadar, sem que o mar esteja limpo, é preciso correr contra o tempo. A vida dela depende da limpeza e agilidade de cada ser humano, ou jogador, no nosso caso”, explica Theo.

Em seguida, ele criou uma animação em que o planeta Terra fala sobre todos os danos que o ser humano está causando. “É possível evoluir sem causar danos o tempo todo. É possível reduzir a poluição e acabar com o aquecimento global, mas depende de cada um de nós”, conta.

O projeto mais recente do jovem é um jogo em que o planeta está repleto de fumaça das fábricas, e o jogador precisa limpar o mais rápido possível, reduzindo a emissão de CO2. “Minha ideia é sempre motivar o jogador a aprender sobre sustentabilidade e alternativas ecológicas. Se entendermos que a fumaça é um obstáculo para o bem do planeta, vamos começar a mudar nosso comportamento”, analisou Theo.

Theo Correia Alves Costa, aluno CodeBuddy
Theo Correia Alves Costa, aluno CodeBuddy
Foto: Arquivo Pessoal/Theo Correia Alves Costa

O desenvolvimento motor, neurológico e intelectual das crianças é impactado positivamente pelo envolvimento com a programação, que auxilia no raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas e ainda insere o jovem em um cenário de preocupação com a cidadania e os problemas sociais.

Em outubro, a codeBuddy lançou um curso rápido chamado ‘Wayfinding: Reprogramando o Futuro’, que conta com uma grade de quatro semanas e uma carga horária de 1h30min. O objetivo é que crianças e jovens sejam capazes de identificar seus interesses e desenvolver projetos de forma autônoma e com acompanhamento individualizado.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade