0

Qualcomm Snapdragon 215 traz funções "premium" para celulares de entrada

Novo processador terá suporte para câmera dupla na traseira, recarga rápida, melhor desempenho, entr...

9 jul 2019
10h44
atualizado em 11/7/2019 às 00h59
  • separator
  • 0
  • comentários

A Qualcomm lança nesta semana um processador que deve revolucionar o mercado de celulares de entrada, os que custam na faixa média de US$ 100. O Snapdragon 215 (na verdade não vem com a nomenclatura "Snapdragon", mas, bem, por enquanto vamos tratá-lo assim) é o primeiro a trazer arquitetura trabalhando em 64-bit. São muitas as vantagens, capazes de fazer com que os dispositivos mais simples tenham funcionalidades que até 2 ou 3 anos atrás somente os intermediários ou flagships podiam oferecer.

Para começar, trabalhaer em 64-bit melhora a performance geral do smartphone e também já o enquadra no padrão que a Google planeja para as próximas temporadas — a ideia da companhia é deixar para trás os apps que não são desenvolvidos em 64-bit no Android. O Snapdragon 215 teve sua CPU turbinada em 50%, em relação ao antecessor.

Fonte: Qualcomm/Reprodução
Fonte: Qualcomm/Reprodução
Foto: TecMundo

São 4 núcleos ARM Cortex A53 em 28 nm rodando a 1.3 GHz, com GPU Adreno 308, capaz de suportar até 1080p de reprodução em vídeo. Os displays passam a comportar resolução HD+ (1.560 x 720) no aspecto 19:5:9. A Qualcomm diz que isso também melhora a jogatina em 28% na comparação com o chip anterior.

Câmeras, conectividade e outras funções

O Snapdragon 215 aguenta uma câmera de 13 MP ou duas de 8 MP na traseira. Como dito, os sensores poderão captar vídeos de até 1080p — o que até abre caminho para otimização em breve, com possível zoom óptico e varredura de profundidade de campo.

A conectividade móvel fica por conta do modem Snapdragon X5 na categoria 4, que aceita até 150,8 Mbit/s de download e 51 Mbit/s de upload. O novo chip também é o primeiro de sua classe a aceitar dual-SIM, inclusive com ambos os cartões ativos simultaneamente.

Fonte: Qualcomm/Reprodução
Fonte: Qualcomm/Reprodução
Foto: TecMundo

O WiFi está presente com a comunicação sem fio mais veloz MU-MIMO, com taxas de até 433 Mbps, e o Bluetooth é 4.2. Como os mercados emergentes estão realizando mais pagamentos digitais, o NFC também foi incluído no pacote.

E, claro, a bateria. De acordo com a Qualcomm, com o Snapdragon 215 um tanque com capacidade de 3.000 mAh deve oferecer mais de 5 dias de reprodução de música ou 10 horas de reprodução de vídeo, com gerenciamento de 20 horas de chamadas de voz. Com a Quick Charge, os telefones devem recarregar 75% mais rápido do que antes. 

Fonte: Qualcomm/Reprodução
Fonte: Qualcomm/Reprodução
Foto: TecMundo

Como dá para notar, a evolução é grandiosa para os dispositivo barateza. A Qualcomm espera que a primeira fornada com o processador estejam à venda já neste segundo semestre.

TecMundo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade