PUBLICIDADE

EUA declaram estado de emergência após ataque hacker

Governo decidiu decretar estado de emergência para facilitar o transporte de combustível por outros meios, principalmente rodoviários

12 mai 2021 - 15h08
Compartilhar
Exibir comentários

Um ataque cibernético contra uma das maiores empresas de distribuição de combustíveis dos Estados Unidos, a Colonial Pipeline, está gerando uma dor de cabeça enorme para as autoridades, o que fez com que o governo americano declarasse estado de emergência na segunda-feira, 10, em 17 estados pelo risco de falta de combustíveis.

Os dutos da Colonial, que estão paralisados devido ao ataque ransomware, transportam mais de 2,5 milhões de barris de óleo por dia, o que corresponde a 45% do abastecimento de diesel, gasolina e querosene da costa leste dos Estados Unidos.

A oferta de gasolina ficou menor em parte dos EUA, à medida que a paralisação de um dos maiores dutos de combustíveis do país após ataque de hackers entrou no seu 5º dia
A oferta de gasolina ficou menor em parte dos EUA, à medida que a paralisação de um dos maiores dutos de combustíveis do país após ataque de hackers entrou no seu 5º dia
Foto: Drone Base / Reuters

O FBI suspeita que um grupo de hackers profissionais já bastante conhecido por ataques similares, denominado DarkSide, tenha realizado a ação. 

Na última semana, a empresa teve seus sistemas bloqueados por um grupo de hackers, que exigem um pagamento para a recuperação das informações.

De acordo com agências, cerca de 100 GB de informações da empresa foram roubados, além de ter desconectado completamente a rede de operação da Colonial.

O ataque provavelmente ocorreu porque os hackers encontraram uma maneira de adentrar o sistema se aproveitando do grande número de engenheiros que acessam remotamente os sistemas de controle do oleoduto.

Acredita-se que o grupo hacker DarkSide tem sede na Rússia ou no Leste Europeu, mas o presidente norte-americano, Joe Biden, disse que não acredita que o governo russo tenha apoiado o ataque.

"Até o momento, não temos evidências, de nosso pessoal de inteligência, de que a Rússia está envolvida", disse Biden.

O incidente é uma das operações de resgate digital mais relevantes dos últimos tempos e levou a pedidos de políticos americanos para reforçar a proteção da infraestrutura de energia do país contra ataques cibernéticos.

A Associação Americana de Automóveis informou que o preço médio da gasolina no país subiu 6 centavos de dólar na semana, o maior nível desde maio de 2018, e se aproxima do maior nível desde 2014.

No entanto, o impacto poderá ser ainda pior se funcionamento do oleoduto continuar interrompido por mais tempo. Para entender melhor essa história assista ao Terra Bytes desta semana:

EUA declaram estado de emergência após ataque hacker:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade