PUBLICIDADE

Polícia de Los Angeles testa câmeras embutidas em óculos

Câmeras devem ajudar em cenas de crime e para monitorar comportamento dos policiais com cidadãos

14 mar 2014 - 17h07
(atualizado às 17h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Departamentos da polícia nos EUA usam óculos com câmeras como estes
Departamentos da polícia nos EUA usam óculos com câmeras como estes
Foto: CNN

A polícia de Los Angeles está testando câmeras acopladas em óculos, para gravar as interações com os cidadãos, segundo a CNN. O objetivo é que elas ajudem na gravação de evidências em cenas de crime e que também monitorem o comportamento dos policiais, para checar se eles estão abusando de poder e usando a força desnecessariamente.

A cidade de Rialto, na Califórnia, já testa as câmeras vestíveis desde 2012, e segundo o chefe a polícia Tony Farrar, incidentes envolvendo uso de força caíram de 60 para 25 no ano seguinte, e as reclamações de cidadãos foram de 28 para três. O policial disse à publicação que já recebeu perguntas sobre o programa da polícias de outros países, como Japão, Reino Unido e inclusive do Brasil.

Outras cidades dos Estados Unidos também já usam esse tipo de câmera. Na Pensilvânia, uma lei que regula o uso dos dispositivos pelos policiais está pendente e tem oposições. A União Americana de Liberdades Civis diz que as câmeras “colocam muito poder nas mãos dos policiais e não o suficiente nas mãos do público”.

Em Rialto, os policiais devem ligar suas câmeras em qualquer confronto com um suspeito ou cidadão. A gravação é passada para os computadores do departamento de polícia e é geralmente guardada de um até três meses. No entanto, a regulação para o uso dos dispositivos varia em cada local, e algumas cidades ainda precisam definir as regras de uso.

 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade