PUBLICIDADE

App promete leitura de até 600 palavras por minuto

Tecnologia permite leitura rápida sem movimentar os olhos

7 mar 2014 - 17h34
Compartilhar
Exibir comentários
Smart watch da Samsung testou o aplicativo para leitura de e-mails
Smart watch da Samsung testou o aplicativo para leitura de e-mails
Foto: Divulgação

A empresa Spritz desenvolveu um aplicativo que promete que as pessoas leiam um livro em menos de 90 minutos. A tecnologia de streaming de texto foi apresentada pela primeira vez no smartphone Samsung Galaxy S5 e no relógio inteligente da marca, o Gear 2.

A ferramenta aumenta a velocidade de leitura ao mostrar palavras individuais com “pontos de reconhecimento ótico” (ORP, em inglês). Na leitura tradicional, cada pessoa move os olhos seguindo as linhas do texto e, para cada palavra, busca o ORP, que permite que o cérebro processe o significado dela. A teoria da empresa é de que, ao descobrir a ORP mais rápido, o processamento do texto também será mais veloz.

A Spritz também argumenta que somente 20% do tempo de leitura são gastos no processamento do conteúdo, e os 80% restantes são dedicados ao movimento dos olhos para percorrer palavra para palavra. Portanto, o aplicativo permite que o usuário foque em um ponto e não mova os olhos para ler.

O principal uso da ferramenta é a leitura de e-mails, mensagens de texto, notificações de redes sociais ou outro conteúdo da web em telas pequenas, como de smartphones e smart watches. Os textos podem ser lidos em velocidades diferentes: desde 250 até 600 palavras por minuto. Por enquanto, ele suporta inglês, espanhol, francês, alemão, russo e coreano.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade