PUBLICIDADE

Carga de soja do EUA à China é 1ª realizada com mecanismo "blockchain"

22 jan 2018 - 10h19
(atualizado às 11h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma carga de soja dos Estados Unidos enviada à China tornou-se o primeiro carregamento agrícola totalmente realizado via mecanismo de "blockchain", disseram operadores nesta segunda-feira.

Pessoa mostra grãos de soja em mercado de Wuhan, China
14/04/2014 REUTERS/Stringer
Pessoa mostra grãos de soja em mercado de Wuhan, China 14/04/2014 REUTERS/Stringer
Foto: Reuters

Louis Dreyfus, Shandong Bohi Industry, ING, Societe Generale e ABN Amro participaram da transação na qual o contrato de venda, a carta de crédito e os certificados foram digitalizados na plataforma Easy Trading Connect (ETC).

"Percebemos ganhos de eficiência muito significativos... muito além do que esperávamos", disse Robert Serpollet, chefe global de operações comerciais da Louis Dreyfus, acrescentando que o tempo gasto no processamento de documentos e dados foi reduzido em cinco vezes.

O blockchain, que surgiu pela primeira vez como um sistema subjacente à criptomoeda bitcoin, é um registro distribuído de transações mantido por uma rede de computadores na internet.

    A tecnologia blockchain já foi usada com sucesso para a realização de negócios em outros mercados, como o de petróleo.

A transação envolveu a participação dos usuários na plataforma baseada em blockchain por equipes da Louis Dreyfus do lado vendedor e Bohi como comprador, com bancos emitindo e confirmando a carta de crédito.

Russell Marine Group e Blue Water Shipping também participaram do processo, emitido todos os certificados exigidos. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) ainda forneceu informações sobre como incluir certificados fitossanitários no processo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade