PUBLICIDADE

Sensor que monitora continuamente a glicose no sangue é aprovado nos EUA

26 jun 2018 - 09h35
(atualizado às 15h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Na última quinta-feira (21), a Food and Drug Administration (FDA), agência de regulação estadunidense similar à Anvisa aqui no Brasil, aprovou para comercialização imediata um dispositivo de monitoramento contínuo das taxas de glicose no sangue (CGM, na sigla em inglês) chamado Eversense. O aparelho pode ser usado por pessoas acima dos 18 anos de idade que precisam monitorar constantemente os níveis de açúcar no sangue, como é o caso de pacientes com diabetes.

Os diferenciais do Eversense se baseiam na permissão da FDA para comercialização, o que é inédito para um dispositivo CGM totalmente implantável sob a pele, além da longa duração do sensor subcutâneo, de 90 dias. Geralmente, CGMs subcutâneos devem ser reinstalados semanalmente ou quinzenalmente.

Todos os componentes do Eversense (Imagem: Divulgação / Eversense)
Todos os componentes do Eversense (Imagem: Divulgação / Eversense)
Foto: Canaltech

O Eversense é composto por um pequeno sensor revestido por uma substância que reage à presença da glicose, permitindo análise em tempo real da taxa do açucar na corrente sanguínea. As informações colhidas pelo sensor são transmitidas ao smartphone por meio de um transmissor, sem fio e recarregável, fixado na superfície da pele, logo acima do implante subcutâneo, por meio de uma faixa adesiva. Geralmente, o dispositivo é instalado no braço, para facilitar sua detecção em caso de emergências, e o procedimento de inserção não chega a levar mais que cinco minutos.

O sensor do Eversense é subcutâneo e pode ser implantado em menos de 5 minutos (Imagem: Divulgação / Eversense)
O sensor do Eversense é subcutâneo e pode ser implantado em menos de 5 minutos (Imagem: Divulgação / Eversense)
Foto: Canaltech

"Essas tecnologias permitem que os pacientes tenham um melhor controle sobre sua saúde. A aprovação de um sistema digital mais integrado que oferece aos pacientes a capacidade de gerenciar com eficácia uma doença crônica, como o diabetes, é uma ilustração vívida do potencial dessas plataformas móveis", disse Scott Gottlieb, comissário da FDA, sobre o ganho de qualidade de vida que o produto representa.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade