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A plataforma de jogos com a qual adolescentes estão ganhando milhões de dólares

Seu fundador queria um programa para ensinar física a crianças, mas elas encontraram outro uso: criar videogames.

26 ago 2017
15h59
atualizado às 17h01
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O objetivo do engenheiro David Baszucki era criar um programa para despertar o interesse de crianças pela física.

Foto: BBCBrasil.com

Em vez disso, acabou desenvolvendo Roblox, uma plataforma de jogos com a qual alguns adolescentes estão ganhando milhões e que superou, neste ano, o número de usuários do popular Minecraft.

Se você tem mais de 20 anos, é muito provável que não tenha ouvido falar do Roblox. Embora esteja no mercado há 12 anos, a plataforma não ganha muitas manchetes nem é muito conhecida do público em geral.

Em 2015, contava com apenas 5 milhões de jogadores mensais. Ao final de julho deste ano, no entanto, estes já somavam 62 milhões - sendo 8 milhões deles só na América Latina.

Foto: BBCBrasil.com

Jogos feitos por crianças

A primeira aventura empresarial de Baszucki foi o Knowledge Revolution, companhia de software pedagógico dedicado à física e a programas de simulação mecânica.

Ela chegou a ser líder em seu setor, segundo dados da startup CrunchBase.

A empresa se integrou ao MSC Software em 2000 e, cinco anos depois, Baszucki lançou o Roblox. A ideia original era que crianças usariam a plataforma para criar objetos enquanto aprenderiam conceitos de física.

Mas os estudantes encontraram um uso mais interessante: começaram a desenhar seus próprios mundos.

Foi assim que a empresa decidiu abrir o programa para permitir o desenvolvimento de jogos. Com isso, mais de 29 milhões deles nasceram na plataforma.

Foto: BBCBrasil.com

Explosão

Embora o Roblox exista há mais de uma década, apenas em 2016 a fabricante de consoles de videogame Xbox passou a ser uma de seus apoiadores - e foi aí que o número de usuários disparou.

Desde então, a empresa também introduziu novidades como ferramentas que facilitam jogar com apenas uma mão ou usuando uma câmera em "modo retrato" (na vertical).

Isso, junto à possibildiade de compartilhar os resultados com amigos, fez crescer seu uso em celulares.

A peculiaridade do Roblox é que são os usuários que desenvolvem os jogos com a ajuda do Roblox Studio, uma ferramenta que facilita o processo.

Crianças de 6 anos já se aventuraram a criar suas próprias histórias, afirmou a empresa à BBC Mundo . Hoje, quase 2 milhões de pessoas criaram ao menos um jogo dentro da plataforma.

Programação fácil

" Tornamos (a programação) muito fácil", garante um representante da companhia. "Nosso ambiente de criação permite aos desenvolvedores construir jogos em 3D para PC, Mac, iOS, Android, Xbox One e Oculus Rift ao mesmo tempo."

O resultado salta à vista na página inicial da plataforma: jogos rudimentares com gráficos quase geométricos dividem espaços com outros que têm diferentes graus de sofisticação.

Os mais novatos se limitam a funções básicas do Roblox Studio. Os mais habilidosos usam seus conhecimentos com a linguagem de programação para ter um acabamento mais profissional.

No ano passado, youtubers descobriram a plataforma e, via tutoriais, acabam aumentando a popularidade do Roblox.

Foto: BBCBrasil.com

Ganhar milhões

Os gráficos elegantes do jogo Jailbreak, por exemplo, podem dar a sensação de que um programador profissional está por trás do jogo (que consiste em tentar a fuga de uma prisão).

Sua autoria, no entanto, é de dois adolescentes da Flórida, nos Estados Unidos, que já podem financiar seus estudos universitários com o dinheiro ganho com sua criação.

Neste ano, eles esperam faturamento na casa dos milhões de dólares.

Miner's Heaven é outro exemplo de jogo milionário. Ele foi lançado há dois anos por Andrew Bereza, um jovem de Nova Jersey, nos Estados Unidos, que acaba de atingir a maioridade.

Ambos os casos são exemplos da seriedade com que alguns adolescentes tratam Roblox.

Os fundadores de Jailbreak chegaram a investir na contratação de profissionais que fizessem o design de imagem e o som para conseguir um resultado "mais bem-acabado", como revelou há um mês Alex Balfanz, um desses jovens, ao portal Business Insider.

David Baszucki
David Baszucki
Foto: BBCBrasil.com

De jogadores a desenvolvedores

A evolução natural entre os usuários do Roblox é começar a jogar quando crianças e, à medida em que crescem, tornarem-se desenvolvedores.

"O bonito do Roblox é que você começa jogando, mas, quanto mais joga, mais terá vontade de começar a criar", explicou a empresa.

A média de idade dos jogadores está entre 9 e 12 anos e a dos desenvolvedores, entre 15 e 22.

Embora muitas criações sejam gratuitas, em algumas há elementos pagos. Os menores de 18 anos precisam do consentimento de seus pais para poder cobrar por seus jogos.

A empresa estima que, se o ritmo atual for mantido, neste ano irá distribuir mais de US$ 30 milhões (R$ 94 milhões) entre seus desenvolvedores.

De quem é a patente?

Em princípio, a propriedade intelectual dos jogos criados no Roblox pertence aos desenvolvedores.

Mas a empresa esclareceu que se reserva ao direito de patenteá-los ou convertê-los em outro tipo de conteúdo, como filmes ou séries.

"Mas temos um acordo padronizado com os desenvolvedores para que ganhem uma comissão", disse à BBC Mundo o representante da empresa.

Por exemplo, bonecos dos personagens mais populares da plataforma se encontram à venda na internet. A isso se somam roupas e livros.

Foto: BBCBrasil.com

É seguro que meu filho jogue Roblox?

Alguns portais para pais e mães desaconselham permitir que crianças joguem na plataforma.

O Family Zone , uma plataforma internacional de ciberssegurança para famílias, considera-o "perigoso", por não haver moderação nas conversas privadas que ocorrem dentro da plataforma.

A interação é um dos elementos mais importantes do Roblox. As conversas são o espaço onde jogares e desenvolvedores tiram dúvidas e trocam conselhos.

O plano da empresa para os próximo ano inclui aumentar as possibilidades de bate-papo. Por isso muitos acreditam que Roblox acabará se transformando em uma rede social.

No entanto, o Family Zone acredita que ambientes como essse podem ser usados por "predadores" de crianças.

A empresa afirma que a segurança dos menores é uma "prioridade" e que os pais podem colocar filtros para o uso dos filhos e desabilitar a ferramenta de conversa.

A organização Common Sense Media, que advoca pelo conteúdo seguro na internet e nos meios de comunicação, dá uma pontuação quatro (de um total de cinco) quanto à segurança de Roblox e o recomenda para maiores de 10 anos.

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