São Paulo reúne 14 palestrantes internacionais no 9º Simpósio Anual do Grupo EVA
Maior evento do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos reunirá especialistas do Brasil e do exterior para discutir avanços científicos, pesquisa clínica e novas perspectivas para o tratamento dos cânceres ginecológicos
Entre 17 e 19 de setembro, São Paulo sedia o 9º Simpósio Anual do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), principal fórum da área no país. O evento reunirá dezenas de especialistas nacionais e 14 médicos internacionais para debater avanços em cânceres de colo do útero, ovário e endométrio. Com foco em pesquisa clínica e inovação terapêutica, o simpósio reforça conexões globais com entidades como IGCS e ESGO, além de promover workshops e iniciativas de fomento a novos estudos científicos.
São Paulo recebe, entre os dias 17 e 19 de setembro, o 9º Simpósio Anual do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), principal encontro de oncologia ginecológica do país e maior evento da entidade, que atualmente reúne mais de mil membros. Realizado no Hotel Renaissance, o simpósio contará com dezenas de especialistas brasileiros e terá como um de seus principais destaques a participação de 14 médicos internacionais.
A presença de convidados do exterior marca uma das características desta edição e reforça a aproximação do EVA com sociedades médicas e grupos de pesquisa de diferentes partes do mundo. Entre os nomes confirmados estão Nadeem R. Abu-Rustum, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center e Presidente-Eleito da Sociedade Internacional de Câncer Ginecológico (International Gynecologic Cancer Society - IGCS); Jalid Sehouli, da Charité, em Berlim, e Presidente-Eleito da Sociedade Europeia de Oncologia Ginecológica (European Society of Gynaecological Oncology - ESGO); Anais Malpica, professora de Patologia do MD Anderson Cancer Center; e Mitchell Kamrava, professor do Cedars-Sinai Medical Center e atual presidente da American Brachytherapy Society.
Também participam do encontro Ainhoa Madariaga, Brian Slomovitz, Claudia Marchetti, Florencia Noll, Gonzalo Giornelli, Leslie Randall, Lucas Mendez, Marc-Edy Pierre, René Pareja e Thomas Krivak, completando o grupo de 14 convidados internacionais. Os especialistas possuem atuação em diferentes áreas da oncologia ginecológica e da pesquisa clínica e participarão de debates ao lado de dezenas de convidados brasileiros.
Ao longo dos três dias, a programação abordará temas como os avanços no tratamento dos cânceres de colo do útero, ovário e endométrio, além de outros tumores ginecológicos. Entre os assuntos em discussão estão novas estratégias terapêuticas, biomarcadores, cirurgia oncológica, radioterapia e braquiterapia, rastreamento, diagnóstico molecular e pesquisa clínica.
"O encontro foi estruturado para promover atualização científica, troca de experiências e integração multidisciplinar entre profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento e com a melhoria contínua da assistência às pacientes", afirma a Dra. Andréa Paiva Gadelha Guimarães, presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA).
Conexões internacionais e pesquisa clínica
A edição deste ano também reforça a articulação do EVA com organizações e grupos internacionais. Além da participação de lideranças da IGCS e da ESGO, o evento reunirá representantes do GOG, grupo norte-americano dedicado à pesquisa clínica, com o qual o EVA mantém parceria por meio do LACOG.
A aproximação com esses grupos favorece a participação brasileira em redes internacionais de pesquisa e o desenvolvimento de estudos na área, ampliando o intercâmbio científico e as possibilidades de colaboração entre centros e pesquisadores.
A programação será encerrada, no dia 19, com o Simpósio IGCS e EVA, reunindo Nadeem R. Abu-Rustum, Angélica Nogueira Rodrigues, Florencia Noll e René Pareja. O encontro reforça a parceria entre o grupo brasileiro e a comunidade internacional dedicada à oncologia ginecológica.
Pesquisa e formação
A pesquisa clínica também terá espaço de destaque na programação. No dia 17, o EVA Lab discute as propostas submetidas ao programa de financiamento do grupo, além de promover uma sessão dedicada ao aprimoramento de projetos de pesquisa. Os projetos contemplados serão anunciados durante o simpósio.
Antes da programação científica principal, o evento também contará com workshops dedicados à Patologia, Radioterapia, Pesquisa Clínica e Qualidade de Vida em Oncologia Ginecológica, criando oportunidades de atualização e interação entre profissionais e especialistas convidados.
Serviço
9º Simpósio Anual do Grupo EVA - The Brazilian Gynecologic Oncology Group - EVA 9th Annual Meeting
Data: 17 a 19 de setembro de 2026
Local: Hotel Renaissance - Alameda Santos, 2233 - Cerqueira César, São Paulo (SP)
Mais informações e inscrições: https://simposioanualeva.com.br/
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.