Rússia e Ucrânia se acusam de violar trégua durante Páscoa
Acordo por cessar-fogo durante feriado ortodoxo havia sido anunciado na semana passada. Mesmo com ataques, os dois países trocaram prisioneiros de guerra e civis.Apesar dos anúncios de um cessar-fogo durante as comemorações da Páscoa ortodoxa, Ucrânia e Rússia se acusaram mutuamente de infringir o acordo neste sábado (11/04), com registros de ataques de ambos os lados. Apesar disso, os dois países trocaram mais de uma centena prisioneiros de guerra neste fim de semana.
Na quinta-feira (09/04), o presidente russo Vladimir Putin havia ordenado uma trégua de 32 horas, entre as 16h de sábado e a meia-noite domingo (12/04), quando é comemorada a Páscoa ortodoxa. O anúncio de Putin ocorreu mais de uma semana depois de o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, ter feito a proposta. Ambos os lados haviam concordado em respeitar a interrupção nas ofensivas.
O comando militar de Kiev apontou cerca de 470 incidentes do lado russo durante o Sábado Santo ortodoxo, desde ataques aéreos e ataques com drones a bombardeios em território ucraniano.
No total, as forças armadas ucranianas afirmaram que, no sábado, a Rússia realizou 57 ataques aéreos e lançou 182 bombas aéreas guiadas, além de ter mobilizado 3.928 drones e conduzido 2.454 ataques de artilharia "em áreas povoadas e posições de nossas tropas".
Na região russa de Kursk, na fronteira com a Ucrânia, o governador Alexander Khinshtein também acusou Kiev de violar a trégua ao atacar um posto de gasolina na cidade de Lgov com um drone, ferindo três pessoas, incluindo um bebê.
Em discurso na noite de sábado, Zelenski clamou por um cessar-fogo prolongado. "Apresentamos essa proposta à Rússia e, se a Rússia voltar a escolher a guerra em vez da paz, isso demonstrará mais uma vez ao mundo, e aos Estados Unidos, quem realmente quer o quê", disse o presidente da Ucrânia.
Poucas horas antes do início previsto do cessar-fogo, a Rússia já havia lançado pelo menos 160 drones contra a Ucrânia, matando quatro pessoas no leste e no sul do país e ferindo dezenas de outras, segundo as autoridades ucranianas.
Enquanto isso, uma onda de drones ucranianos provocou um incêndio em um depósito de petróleo e causou danos a prédios residenciais na região de Krasnodar, no sul da Rússia, informaram as autoridades.
Os dois lados também anunciaram um cessar-fogo durante a Páscoa Ortodoxa do ano passado, mas se acusaram de centenas de violações durante o período.
Troca de prisioneiros
A violação do cessar-fogo não impediu Ucrânia e Rússia de trocarem, neste sábado, 175 prisioneiros de guerra, além de sete civis, cada. Zelenski afirmou que os soldados que retornaram haviam defendido o país em diferentes frentes no leste e no sul.
A maioria deles estava em cativeiro russo desde 2022. A Rússia informou que os Emirados Árabes mediaram a troca.
"Ainda não me dei conta de que finalmente estou aqui, de que agora posso transformar meus sonhos em realidade, de que finalmente sou livre", disse Maksym, um soldado ucraniano libertado após quatro anos em cativeiro.
fcl (AFP, Reuters)