Rodrigo Garcia, Fernando Montoro, Paulo Serra e centenas de prefeitos prestigiam lançamento de livro de Marco Vinholi
O lançamento do livro "Nova Regionalização de São Paulo - Governança, Participação e Financiamento" reuniu mais de 500 pessoas na Livraria Travessa, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, na noite de terça-feira (26). A obra é de autoria de Marco Vinholi, diretor-técnico do Sebrae-SP, e atraiu público expressivo durante a sessão de autógrafos, que se estendeu até o encerramento do evento. Foram vendidos 300 exemplares logo na estreia, sinal do interesse pelo tema.
Entre os presentes estavam figuras de destaque da política paulista, como o ex-governador Rodrigo Garcia (sem partido) e o presidente estadual do PSDB, o ex-prefeito de Santo André Paulo Serra. O encontro também contou com a participação de Fernando Montoro, filho do ex-governador André Franco Montoro, além do empresário Raul Doria, irmão do ex-governador João Doria. Ex-secretários de Estado, como Célia Leão e Jean Gorenstein, e o ex-deputado estadual Geraldo Vinholi, também prestigiaram a noite.
Regionalização
Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e representantes de entidades ligadas à gestão pública e ao empreendedorismo marcaram presença. O interesse se justifica pela trajetória de Vinholi nessas áreas e pela relevância da obra, que discute uma nova divisão administrativa para o Estado. O livro, com 143 páginas, foi editado pela Ex-Libris Comunicação Integrada.
Em sua proposta, o autor reforça a ideia de que os problemas e soluções de São Paulo são essencialmente regionais. Em uma das passagens, destaca: "Como diria (Franco) Montoro, as pessoas moram nas cidades, mas vivem regionalmente. Grande parte dos problemas e das soluções são, então, de ordem regional. Desta forma, no decorrer do livro, defendo que São Paulo valorize as singularidades de 32 unidades regionais e a interdependência entre elas".
A obra tem prefácios do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e de Fred Guidoni, presidente da Associação Paulista dos Municípios. O conteúdo se apoia na tese de mestrado do autor, defendida na Fundação Getúlio Vargas (FGV), e no Projeto de Lei Complementar 14/2022, que sugere nova regionalização administrativa para São Paulo. O livro pode ser adquirido na Livraria Travessa por R$ 40, em preço promocional de lançamento.
Sobre o autor
Marco Vinholi, de 40 anos, acumula funções acadêmicas e institucionais. Integra o Conselho de Inovação da Universidade de São Paulo (USP) e o Conselho Regional do Sesi. É mestre em Gestão Pública pela FGV, mestrando em Empreendedorismo na USP, pós-graduado em Liderança e Inovação também pela FGV e especialista em Comunicação pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Formou-se em Administração de Empresas pela PUC-SP. Vinholi também é autor e organizador do livro "O Novo Municipalismo" (2021).
Ver essa foto no Instagram