6 eventos ao vivo

Relembre as melhores frases de ciência de 2014

12 dez 2014
18h40
atualizado em 5/12/2018 às 16h19
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Embora as notícias científicas não sejam frequentemente as mais marcantes de um ano - por perderem espaço para grandes conflitos e tragédias -, em 2014, muitas delas ganharam destaque na mídia. Afinal, quem não lembra do exoesqueleto de Nicolelis - que quase não apareceu nas imagens da abertura da Copa do Mundo? Durante o ano, diversas teorias relacionadas ao fim do mundo foram levantadas, uma nave espacial sofreu um acidente e um robô pousou, pela primeira vez, em um cometa. Relembre aqui as principais frases de ciência deste ano:

<p>Para o atleta paralímpico Juliano Alves Pinto, que testou o exoesqueleto, o projeto liderado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis é uma esperança para pessoas como ele que sonham retomar os movimentos das pernas</p>
Para o atleta paralímpico Juliano Alves Pinto, que testou o exoesqueleto, o projeto liderado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis é uma esperança para pessoas como ele que sonham retomar os movimentos das pernas
Foto: Miguel Nicolelis/Facebook / Reprodução

“Foi o primeiro passo para continuarmos investindo nessa área e (com isso) pudemos demonstrar que é possível", disse, em entrevista ao Terra, em junho, Miguel Nicolelis, neurocientista que liderou o projeto Andar de Novo, sobre o exoesqueleto testado na cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

"Há relatórios na Dinamarca que mostram uma correlação entre mulheres donas de gatos e vários problemas mentais", relatou, em novembro, Bill Granath, professor de Microbiologia da Universidade de Montana, sobre o parasita Toxoplasma, vinculado a suicídios nos EUA.

"Eu não uso tecnologia, eu sou tecnologia", exclamou, em novembro, Neil Harbisson, um artista daltônico que só enxerga tons de cinza e que anda com uma antena para "ouvir" cores.

<p>Hawking disse em seu novo livro que o mundo pode acabar a qualquer momento</p>
Hawking disse em seu novo livro que o mundo pode acabar a qualquer momento
Foto: Twitter

"Isso (fim do mundo) pode acontecer a qualquer momento, sem que nenhum aviso seja emitido", escreveu no prefácio de seu novo livro, StarmusStephen Hawking, sobre o fim do mundo, que pode ser causado pela "partícula de Deus", a Bóson de Higgs.

"O maior problema é causar males a uma espécie que vive atualmente, em detrimento de outra que já não existe mais", disse, em novembro, a doutura Tori Herridge, uma paleobiologista e especialista em mamutes, do Museu de História Natural, sobre a crueldade existente no plano de clonagem de mamutes.

"Hoje sei mais sobre o tamanho do Universo do que sei sobre o tamanho da minha casa", afirmou
durante a 223ª reunião da Sociedade Americana de Astronomia, em Washington, em janeiro, David Schlegel, físico e pesquisador do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, sobre um projeto que mede a distância entre galáxias com precisão.

Para alguns fiéis, as luas de sangue são mais que um evento cósmico raro, mas sim, um presságio para o fim do mundo
Para alguns fiéis, as luas de sangue são mais que um evento cósmico raro, mas sim, um presságio para o fim do mundo
Foto: Nasa / Divulgação

"Gosto de desafios e quero vivenciar essa missão o mais intensamente possível", afirmou, em novembro, Samantha Cristoforetti, primeira mulher europeia a trabalhar na Estação Espacial Internacional (ISS) em 13 anos, sobre ser a primeira astronauta italiana a viajar ao espaço.

“A cor avermelhada remete à Marte, deus da guerra, do sangue. Não tem significado físico nisso", explicou, em abril, o astrônomo e diretor do Observatório Astronômico do Departamento de Astronomia da UFRGS, Claudio Miguel de Bevilacqua, sobre o fenômeno das "luas de sangue", que foram vistas como o presságio do fim do mundo.

"A SpaceShipTwo sofreu uma anomalia em voo", frase publicada no dia 31 de outubro, no Twitter oficial da Virgin Galactic, empresa responsável pela nave espacial que sofreu acidente em outubro e deixou um morto. A SpaceShipTwo, que estava em fase de testes, foi colocada no topo de uma aeronave maior, conhecida como WhiteKnightTwo e, então, liberada para um teste do motor de seu foguete, duas pessoas estavam a bordo. 

<p>Nave SpaceShipTwo, da Virgin Galactic, sofreu uma "anomalia em voo" em outubro. Anomalia envolveu uma grande explosão e a queda da nave</p>
Nave SpaceShipTwo, da Virgin Galactic, sofreu uma "anomalia em voo" em outubro. Anomalia envolveu uma grande explosão e a queda da nave
Foto: Reuters

"Este é um grande passo para a civilização", afirmou, no dia 12 de novembro, Jean Jacques Dordain, diretor-geral da Agência Espacial Europeia, que deu início à missão de pousar o robô Philae em um cometa, um feito inédito, alcançado neste ano. A frase foi dita assim que o pouso foi declarado. 

"Jesus de Nazaré não é nada mais que uma lenda urbana - ou desértica, que seja", afirmou Michael Paulkovich, historiador americano, que defende que Jesus nunca existiu, em seu livro, No Meek Messiah, publicado recentemente. 

"O vírus (HIV) está perdendo sua capacidade de causar doença e isso vai contribuir para sua eliminação", explicou, em dezembro, o professor Philip Goulder, da Universidade de Oxford, sobre o fato de o vírus da Aids estar se tornando menos mortal e infeccioso.

Veja também:

Último debate entre Trump e Biden tem tom mais ameno, mas com troca de acusações; veja destaques
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade