4 eventos ao vivo

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da vovó" em alemão, estabelecimento barra menores de 14 anos após 17h; proprietário diz querer um "oásis de paz"

18 ago 2018
10h09
atualizado às 12h56
  • separator
  • 2
  • comentários

Um restaurante no balneário de Binz, na ilha alemã de Rügen, no Mar Báltico, decidiu proibir a entrada de crianças de até 14 anos a partir das 17h. "Já estávamos pensando nisso há bastante tempo", afirmou Rudolf Markl, dono do estabelecimento, chamado Oma's Küche (cozinha da vovó). "Mas tem uma hora que chegamos a um limite e dizemos 'agora chega'", ressalta o comerciante, lembrando os inconvenientes já causados no lugar por menores no lugar.

Placa diante do estabelecimento alerta em inglês: "restaurante só para adultos"
Placa diante do estabelecimento alerta em inglês: "restaurante só para adultos"
Foto: DW / Deutsche Welle

O objetivo é evitar a repetição de situações vividas em que, segundo o proprietário, meninos e meninas "molestam os outros clientes, puxando a toalha das mesas e entornando taças de vinho". O dono do local afirma que a medida não é contra as crianças, mas sim contra determinados pais, que não conseguem educar seus filhos e nem reagem quando os menores incomodam os outros vizinhos de mesa. "Eles se limitam a responder com um sorriso, continuam comendo e não se interessam", acrescenta Markl.

Lars Schwarz, presidente da associação hoteleira do estado em que está o restaurante, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, se mostra cético com a medida, mas reconhece que os empresários têm o direito de decidir livremente quem aceitam ou não em seus estabelecimentos.

A medida provocou críticas na mídia alemã e nas redes sociais. Mas Markl afirma que muitos elogiam sua decisão, argumentando que a repercussão tem sido positiva a seu intuito de oferecer "um oásis de paz" a seus clientes.

Veja também:

 

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
  • separator
  • 2
  • comentários
publicidade