Qual será o próximo número de Max Verstappen? Norris assume o 1
A partir de 2026, o novo Campeão Mundial, Lando Norris, irá assumir um novo número. Após conquistar seu primeiro título mundial, o britânico confirmou que deixará o tradicional número 4, usado desde sua chegada à categoria, para adotar o número 1, de uso exclusivo do campeão vigente.
A decisão de Norris reforça uma tradição que muitos pilotos escolhem não seguir. No entanto, durante uma entrevista, o jovem campeão ressaltou que a escolha também celebra o trabalho da equipe: "É tradição. Você conquista esse número. Meus mecânicos e engenheiros merecem esse reconhecimento tanto quanto eu. Assim, todos podem dizer: 'somos número 1'", disse.
Dessa forma, Max Verstappen precisará definir um novo número para a temporada de 2026. O tetracampeão, que utiliza o 1 desde 2022, perdeu o direito do número após perder o título pela primeira vez em quatro anos. É possível que o piloto volte ao clássico 33, mas, durante uma entrevista, ele revelou estar considerando adotar o número 3.
Assim, Max Verstappen precisará definir um novo número para a próxima temporada. O tetracampeão, o número 1 desde 2022, mas perde o direito após ficar sem o título em 2025. Ele pode voltar ao clássico 33, mas revelou que considera adotar o número 3.
"Meu número favorito é o 3. Só precisamos ver se isso realmente será possível", afirmou Max.
A alteração de Norris acontece em meio à flexibilização das regras de numeração. Desde 2014, os competidores eram obrigados a manter o número escolhido no ano de estreia da categoria. No entanto, a mudança passou a permitir trocas anuais para os pilotos renovarem suas identidades visuais a cada temporada.
Verstappen poderá usar o número 3?
Apesar da flexibilização das regras sobre números de corrida ter sido aprovada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), parte das diretrizes não foi alterada, incluindo o prazo de dois anos fora da categoria, que pode atrapalhar os planos de Verstappen.
Daniel Ricciardo, que usou o 3 durante sua trajetória na categoria, deixou a Fórmula 1 em setembro de 2024. Seguindo as normas padrão, Verstappen ainda não poderia requisitar o número em 2026, porém existe uma alternativa. Caso o ex-piloto abra mão formalmente de seu número, o prazo de espera deixa de existir e o dígito fica imediatamente disponível para outro competidor.
Assim, para que Verstappen use o 3 no carro da Red Bull na próxima temporada, irá precisar pedir liberação diretamente a Ricciardo. Caso o australiano concorde, nada impedirá o tetracampeão. Mesmo assim, o número do holandês ainda não está definido. Em entrevista, ele brincou sobre considerar o número 69 para sua nova fase na Fórmula 1.
Ver essa foto no Instagram