PUBLICIDADE

Climatempo

Qual a diferença entre cavado e frente fria?

Toda frente fria tem um cavado

22 jun 2016 - 23h35
Compartilhar
Exibir comentários

Qual a diferença entre cavado e frente fria?

Entre a tarde do dia 21 e a noite de 22 de junho, choveu com moderada a forte intensidade em áreas de o Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo. A chuva veio com raios, o que é não muito comum nesta época.

As áreas de instabilidade começaram a se formar na tarde do dia 21 de junho entre Santa Catarina e Paraná e avançaram em parte para São Paulo e também para o mar. Outras nuvens carregadas cresceram sobre São Paulo, mas independentes destas áreas de instabilidade.

Foto: Climatempo

Estas áreas de instabilidade se formaram por causa do deslocamento de um "cavado". Este é o nome técnico que se dá, no Hemisfério Sul, a uma região na atmosfera onde ocorre uma ondulação no sentido horário do fluxo de ventos e onde ocorre uma tendência à queda da pressão atmosférica.

Os cavados podem ocorrer em qualquer da atmosfera, em qualquer época do ano. Em algumas situações pode ocorrer a passagem de vários pequenos cavados em poucos dias. Dependendo das condições de temperatura e umidade numa região, a passagem de um cavado pode causar muita instabilidade, com chuvas fortes.

No mapa, o cavado é representado pela linha cheia em curva. A linha tracejada reta representa o eixo que divide ao meio a região do cavado. Áreas de instabilidade se formam à leste do eixo do cavado.

Foto: Climatempo

Toda a frente fria tem um cavado, mas nem todo cavado é uma frente fria. A meteorologista Josélia Pegorim explica a diferença entre os dois sistemas.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade