Projeto estabelece regras para recarga segura de carros elétricos no Rio Grande do Sul
Texto propõe medidas preventivas e alinhamento com padrões internacionais
O deputado Gustavo Victorino apresentou o Projeto de Lei 27/2026, que institui um conjunto de normas voltadas à segurança na eletromobilidade no Rio Grande do Sul. A proposta trata da regulamentação da infraestrutura de recarga para veículos elétricos e híbridos.
O objetivo é definir padrões técnicos para instalação e operação dos carregadores, especialmente em condomínios e espaços comerciais. A iniciativa prioriza medidas preventivas contra incêndios e situações de risco em ambientes fechados, como garagens e subsolos.
O projeto segue diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas e regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica. Entre as exigências, estão dispositivos de segurança capazes de interromper o fornecimento de energia de forma imediata em caso de emergência.
Inspirado em experiências de países como Reino Unido e Coreia do Sul, o texto também recomenda o uso de monitoramento térmico ativo e a correta distribuição dos pontos de recarga. A proposta busca adequar o estado ao crescimento da mobilidade elétrica com foco na segurança operacional.
ALRS.
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.