PUBLICIDADE

Semana de instabilidade no Rio Grande do Sul: calor, chuva e alerta para temporais

Previsão do tempo indica variação climática ao longo da semana no estado.

1 abr 2024 - 13h03
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira semana de abril promete ser marcada por instabilidade no Rio Grande do Sul. Com o início do mês nesta segunda-feira (1°), espera-se uma tendência de tempo mais seco e temperaturas acima da média, em um período que coincide com o enfraquecimento do fenômeno El Niño.

Foto: Reprodução / Porto Alegre 24 horas

De acordo com a Climatempo, o primeiro dia de abril trará tempo instável e nublado no extremo-sul gaúcho, devido à influência de um sistema de baixa pressão próximo à costa do RS, permitindo a entrada de umidade. Há risco de temporais em áreas como Bagé, na Campanha, e em Pelotas e Rio Grande, no Sul.

Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, e Santa Maria, no Centro, o dia será de sol entre nuvens e possibilidade de chuva forte a qualquer momento. A Serra terá tempo firme. Na capital, Porto Alegre, espera-se calor e chance de pancadas de chuva moderada a forte ao longo do dia, com mínima de 21°C e máxima de 32°C, e previsão de 20mm de chuva.

Na terça-feira (02), o Extremo-Sul terá tempo firme com variação de nebulosidade, enquanto Porto Alegre, Litoral e Uruguaiana terão bastante nuvens e possibilidade de chuva fraca a moderada durante o dia. À tarde, na Serra e no Norte, poderão ocorrer sol e pancadas de chuva.

Na quarta-feira (03), um sistema de alta pressão predominará na maior parte do Estado, impedindo a formação de nuvens de chuva. Algumas pancadas pontuais podem ocorrer à tarde na região de Uruguaiana, enquanto Porto Alegre, Serra e litoral terão tempo firme.

A quinta-feira (04) será predominantemente de tempo firme na maior parte do Estado, com chuva prevista apenas em Uruguaiana. Porto Alegre terá uma tarde ensolarada.

Entretanto, na sexta-feira (05), a chegada de uma frente fria trará mudanças significativas no tempo em grande parte do Estado, com alerta para temporais no Centro-Sul. O dia será nublado, com chuvas em Uruguaiana, Bagé, Pelotas e Rio Grande, enquanto Porto Alegre, Serra e Litoral poderão ter sol e calor pela manhã, seguidos de possíveis pancadas de chuva forte à tarde.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade