PUBLICIDADE

Muitas nuvens e pancadas de chuva em quase todo o Brasil

Ar seco predomina no Nordeste e em parte do Sul. Frente fria passa pelo Espírito Santo. Ar frio de origem polar baixa a temperatura no Sul e no Sudeste.

25 nov 2023 - 04h40
Compartilhar
Exibir comentários

Uma nova frente fria avançou rapidamente pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil e neste sábado passa pelo Espírito Santo, afastando-se em alto-mar. A passagem desta frente fria causou grande aumento de precipitações no litoral de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro, onde choveu mais de 100 mm em 24 horas, em alguns locais. Em Duque de Caxias, no Grande Rio, houve transbordamento do rio Capivari na noite da sexta-feira, 24/11.

O ar frio de origem polar que veio com esta frente fria se espalha sobre o Sul e o Sudeste e causa queda da temperatura.

O ar quente úmido predomina sobre o Brasil e nuvens de chuva conseguem crescer sobre em grande parte do país. 

O ar seco predomina no Nordeste e inibe a formação de grandes nuvens.

 

Foto: Climatempo

Minas Gerais terá mais chuva no fim de semana (Foto: Tiradentes (MG), por André C.)

Previsão do tempo para o Brasil para 25/11/2023- sábado

Região Sul

O ar frio de origem polar influencia o Sul do Brasil e deixa a temperatura amena, além de inibir o crescimento de grandes nuvens sobre o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. 

Áreas de instabilidade ainda atuam sobre o Paraná e provocam chuva em quase todo o estado. No sul do estado o sol aparece entre muitas nuvens, mas não deve chover. No oeste e noroeste do Paraná, chove com frequência e há risco de temporal. No sudoeste, centro e norte do Paraná também ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora, mas com períodos de sol. O leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, o dia é nublado, frio e com garoa. O litoral paranaense fica chuvoso e com temperatura amena, mas a chuva é fraca a moderada.

No leste e litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, o sol aparece entre muitas nuvens e não chove. Nas demais áreas catarinenses e no Rio Grande do Sul, o sábado é de sol e tempo firme. O centro, sul e o oeste gaúcho têm um dia quase sem nuvens. 

Região Sudeste

A passagem desta frente fria e o ar quente e úmido que predomina no Sudeste vão estimular a formação de nuvens carregadas sobre quase todo o Sudeste. 

O sol e o tempo seco predominam apenas numa pequena área no extremo norte de Minas Gerais. Já no sul e leste de São Paulo e no litoral sul do Rio de Janeiro, o dia fica nublado, com chuva frequente e temperatura baixa. A sensação é de frio.

No Espírito Santo, em quase todo o Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira e no Vale do Rio Doce (MG), no oeste e centro-leste de São Paulo chove a qualquer hora, mas ocorrem períodos com sol.  

Nas demais áreas de Minas Gerais e de São Paulo, o sol aparece, faz calor e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

risco de chuva moderada a forte em todas as áreas de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, no centro-sul capixaba no oeste, centro, sul e leste de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste

Nuvens carregadas crescem em todas as áreas do Centro-Oeste por causa do ar quente e úmido que predomina sobre a região. O ar fica abafado em todo o Centro-Oeste.

O sul de Mato Grosso do Sul tem um dia com muita chuva, com risco de temporal. No centro, oeste e leste de Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora do dia, intercaladas com períodos de sol.

Em Goiás, no Distrito Federal, no norte de Mato Grosso do Sul e nas demais áreas de Mato Grosso, o sol aparece ao longo do dia e ocorrem pancadas de chuva à tarde e à noite.

Atenção para o risco de pancadas de chuva moderadas a fortes em todas as áreas do Centro-Oeste.

Região Nordeste

O ar seco predomina sobre o Nordeste do Brasil e poucas nuvens conseguem se formar sobre a Região.

O sol aparece forte em todas as áreas do Nordeste e quase toda a Região fica com tempo seco, sem condições para chuva. Temperaturas em torno de 40°C poderão ocorrer no sertão, no interior do Piauí, do Maranhão, do Ceará e da Bahia.

O sudoeste, oeste e o norte do Maranhão e o oeste da Bahia podem ter pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Chove de forma passageira no litoral da Bahia, no litoral do Ceará e do Piauí.

Região Norte

O ar quente e úmido predomina sobre o Norte do Brasil e nuvens carregadas crescem em todas as áreas da Região Norte do Brasil.

No Amapá, no Pará, em Roraima e no Tocantins, o sol aparece forte e as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite.

Amazonas, Acre e Rondônia passam o dia com muitas nuvens e pancadas de chuva e raios a qualquer hora. Há risco de chuva moderada a forte.

 

Alertas meteorológicos para 25/11/2023- sábado

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Campo Grande, Goiânia, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco.

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h no oeste e noroeste do Paraná, no centro, sul e oeste de Mato Grosso do Sul, no centro-norte de Rondônia, no Acre, no sul, centro e oeste do Amazonas

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h sul e centro e nordeste do Paraná, em todas as regiões de São Paulo, em todo o estado do Rio de Janeiro, na Grande Vitória e centro-sul do Espírito Santo, em Minas Gerais (exceto no norte e leste do estado, em quase todo o Centro-Oeste (exceto no centro, sul e oeste de Mato Grosso do Sul), no centro, sul e oeste de Rondônia, norte e leste do Amazonas, no oeste, centro e sul de Roraima, no oeste e sul do Pará.

Atenção com o ar seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% no noroeste de Minas Gerais, no interior da Bahia, leste do Maranhão, no interior do Piauí, interior do Ceará, sertão do Nordeste

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade