PUBLICIDADE

Frente fria leva chuva para o ES e norte de MG

Sol e tempo seco na maior parte do Sul e do Nordeste. Confira os alertas de chuva forte para hoje.

30 nov 2023 - 03h40
Compartilhar
Exibir comentários

Uma frente fria se organizou na costa da Região Sudeste do Brasil, associada a um ciclone extratropical, e avança em direção ao Espírito Santo. O ciclone extratropical tem fraca intensidade e fica sobre o oceano. Esta frente fria vai aumentar as condições para chuva no norte de Minas e sobre o Espírito Santo.

Áreas de instabilidade avançam do norte da Argentina para o Paraguai e ao longo do dia vão espalhar nuvens carregadas pelo oeste da Região Sul do Brasil.

O ar seco predomina sobre a Região Nordeste dificultando a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.

Na Região Norte, o ar quente e úmido predomina e permite a formação de nuvens de chuva em quase toda a Região.

Foto: Climatempo

Frente fria leva chuva para o Espírito Santo e norte de Minas Gerais (Foto: Itajubá (MG), por Alana Gabriele)

 

Previsão do tempo para o Brasil para 30/11/2023 - quinta-feira

Região Sul

O sol aparece forte nesta quinta-feira em todos os estados da Região Sul do Brasil. Por causa do calor e da presença de áreas de instabilidade entre o norte da Argentina e o Paraguai, a nebulosidade aumenta sobre o Sul do Brasil no decorrer do dia. Pancadas de chuva com raios podem acontecer à tarde e à noite no oeste e norte do Rio Grande do Sul, no centro e oeste de Santa Catarina, no sul/sudoeste centro, oeste e norte do Paraná.

Nas demais áreas dos três estados, incluindo as capitais, o sol aparece o dia todo, junto de algumas nuvens, mas não há previsão de chuva.

A região de Curitiba pode ter nevoeiro amanhecer, mas depois o sol aparece pela manhã e o tempo fica firme.

Região Sudeste

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical se organizou sobre o oceano, na costa entre São Paulo e Rio de Janeiro. Essa frente fria avança em direção ao Espírito Santo e o ciclone extratropical fica sobre o mar.

Por causa desta frente fria, do  calor e da disponibilidade de umidade que existe sobre o Sudeste, nuvens carregadas crescem durante o dia e provocam pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em todas as áreas de São Paulo, no Espírito Santo e na maioria das áreas de Minas Gerais.

As capitais Vitória, Belo Horizonte e São Paulo têm um dia com sol, calor e pancadas de chuva a partir da tarde.

No estado do Rio de Janeiro e na Zona da Mata mineira, a quantidade de nuvens é grande ao longo do dia, mas o sol aparece um pouco, e há condições para chuva a qualquer hora.

risco de fortes pancadas de chuva no centro-norte e nordeste do estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba (SP), na Mantiqueira (SP), em todas as áreas do Rio de Janeiro, em quase todas as áreas de Minas Gerais e do Espirito Santo, exceto no norte mineiro e norte capixaba.

Região Centro-Oeste

O ar seco ganhou força na parte norte do Centro-Oeste reduzindo as condições para a chuva em parte de Mato Grosso e de Goiás. Mas o ar úmido ainda predomina nas demais áreas da Região.

Esta quinta-feira é um dia de calor em todo Centro-Oeste, mas com temperaturas dentro da normalidade para esta época do ano. Não há nenhuma onda de calor atuando sobre o Brasil atualmente.

O estado de Mato Grosso do Sul tem sol ao longo do dia, com previsão de pancadas de chuva e raios à tarde e à noite. Há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes, incluindo a região de Campo Grande.

No Distrito Federal, em Goiânia e no centro, leste e sul de Goiás, no oeste e sul de Mato Grosso, o sol aparece forte e algumas pancadas de chuva com raios podem ocorrer à tarde e em parte da noite, mas em poucos locais.

Já no norte e oeste de Goiás, em todo o centro, norte e leste de Mato Grosso, o tempo fica firme com bastante sol e alguma nebulosidade, mas não há previsão de chuva.

Região Nordeste

O ar seco predomina sobre o Nordeste e a baixa umidade do ar dificulta a formação de grandes nuvens e ocorrência de chuva. Por isso, quase todo o Nordeste tem uma quinta-feira com bastante sol e temperaturas elevadas, mas com tempo seco.

Na faixa litorânea e no norte do Ceará, no litoral, na Zona da Mata e no Agreste, do Rio Grande do Norte até Alagoas, o sol aparece o dia todo, mas há possibilidade de chuva passageira.

O estado do Maranhão e também o centro, norte, oeste e sul do Piauí têm sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. 

Há possibilidade de chuva moderada a forte no sudoeste do Maranhão.

Região Norte

O ar quente e úmido predomina sobre a Região Norte do Brasil, o que permite a formação de nuvens carregadas em praticamente todas as áreas da região.

Nesta quinta-feira, apenas o norte de Roraima, incluindo Boa Vista, e o leste do Tocantins passam o dia com sol forte e sem chuva.

No litoral do Amapá, no oeste e sul do Amazonas e no Acre, o dia é com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva frequentes, que podem ser de forte intensidade.

Nas demais áreas da Região Norte do Brasil,o sol aparece forte ao longo do dia e também ocorrem pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite.

Foto: Climatempo

Risco de temporais no Brasil para 30/11/23, pela previsão da Climatempo (Arte: Climatempo)

 

Alertas meteorológicos para 30/11/2013 quinta-feira

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Campo Grande, Rio de Janeiro, Belo Horizonte Vitória, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h  no na região serrana e no norte do estado do Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo, na região entre a Grande Belo Horizonte e o Vale do Rio Doce, no Acre e no centro-oeste sul do Amazonas.

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina, no oeste de Santa Catarina, oeste e sudoeste do Paraná, no centro-norte e nordeste de São Paulo, no Vale do Paraíba e na Mantiqueira (SP), no Triângulo Mineiro, Oeste de Minas, na Grande Belo Horizonte, no Sul de Minas, na parte norte do Vale do Rio Doce, em Vitória e na região central do Espírito Santo, em Rondônia, no oeste do Pará, no centro, norte, leste e sudeste do Amazonas, no extremo sul de Roraima, no Amapá, no nordeste do Pará, no extremo norte do Tocantins e no sudoeste do Maranhão.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade