PUBLICIDADE

Ciclone extratropical se aproxima do Sul do Brasil e tempo deve mudar a partir de domingo

A atenção especial deve ser dada ao litoral. Destaque para ondas de altura significativa e ventos fortes em alto mar

2 mar 2024 - 09h28
Compartilhar
Exibir comentários

Uma nova frente fria está prevista para atingir o sul do Brasil no próximo domingo, acompanhada de um ciclone extratropical, informou o Climatempo. Este fenômeno meteorológico deverá alterar as condições climáticas nas regiões gaúchas já no domingo e, ao longo da segunda-feira, provocará instabilidades nos demais estados da região sul do Brasil. É relevante destacar que o ciclone não deverá tocar o continente, evitando atravessar qualquer estado brasileiro.

Foto: Juliano Haesbaert / Porto Alegre 24 horas

Como é comum nessas situações, o calor prévio à passagem do sistema será elevado no sábado, com máxima em Porto Alegre prevista para atingir 32ºC.

A interação entre as massas de ar quente e frio pode resultar em tempestades severas, com chuvas intensas, possibilidade de granizo e ventos fortes. As rajadas persistentes de vento associadas aos ciclones extratropicais decorrem das diferenças de temperatura e pressão entre essas massas de ar.

A atenção especial deve ser dada ao litoral dos três estados da região sul, onde os ventos serão mais intensos e duradouros. Destaque também para ondas de altura significativa e ventos fortes em alto mar.

No sábado, o sol deverá predominar ao longo do dia na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, com temperaturas elevadas. Entretanto, na faixa oeste, campanha e sul do extremo sul, a chuva poderá chegar a partir da noite devido à chegada da frente fria.

No domingo, o dia será quente e chuvoso em todo o estado gaúcho. A frente fria avançará, trazendo muita nebulosidade e chuvas, especialmente na faixa sul e sudoeste. Ao longo do dia, são previstas pancadas de chuva em vales, região metropolitana, serrana, norte, missões e centro-oeste, com alerta para temporais nessas áreas.

As temperaturas começarão a declinar com o aumento da chuva. Na segunda-feira, o tempo permanecerá instável em grande parte do Rio Grande do Sul, com muita nebulosidade e chuva nas regiões de vales, metropolitana, serrana, norte e missões, havendo poucas aberturas de sol.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade