Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ciclone extratropical deve alterar o clima no RS e provocar ventos fortes

Em Porto Alegre, os ventos mais expressivos devem ocorrer na zona Sul

8 set 2025 - 21h46
Compartilhar
Exibir comentários

Um ciclone extratropical se forma sobre o oceano Atlântico e deve influenciar o clima no Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira (9). De acordo com a MetSul Meteorologia, as rajadas mais intensas são esperadas na região dos Campos de Cima da Serra, onde os ventos podem atingir entre 70 km/h e 90 km/h, podendo superar esses valores em pontos isolados, especialmente nas áreas entre Cambará do Sul e São Francisco de Paula.

Foto: Freepik / Porto Alegre 24 horas

O fenômeno também terá reflexos no Planalto Sul de Santa Catarina, onde a previsão é de ventos fortes, sobretudo nas bordas da serra. Já no litoral gaúcho, as rajadas devem variar entre 50 km/h e 70 km/h, com maior intensidade no Litoral Norte em relação ao Sul. Em Porto Alegre, os ventos mais expressivos devem ocorrer na zona Sul, próximo ao Guaíba, com picos de até 60 km/h, enquanto em outras regiões da capital a força será menor.

O sistema, que  começou a se formar ao Sudeste do Chuí ainda na segunda-feira (8), passará por um processo de ciclogênese — a formação do ciclone, .ainda durante a madrugada desta terça. Ao longo do dia, o sistema vai se afastar gradualmente da costa, mas continuará se intensificando.

Na quarta-feira (10), o ciclone estará ainda mais forte, mas já afastado. Nesse momento, os ventos mais extremos, que podem ultrapassar 150 km/h, ficarão concentrados sobre o oceano. Em terra, o cenário será diferente: a tendência é de diminuição significativa da intensidade dos ventos em todo o Sul do Brasil, com o avanço de um sistema de alta pressão que estabilizará as condições atmosféricas.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade