PUBLICIDADE

Pisos porcelanato para cozinha: tudo que você precisa saber

Conheça os detalhes dos porcelanatos mais populares do mercado e faça a melhor escolha para a sua cozinha.

1 set 2017 - 14h02
Compartilhar
Exibir comentários

Como você já deve ter percebido, há algum tempo a cozinha deixou de ser apenas o lugar para guardar alimentos e fazer as refeições, e passou a ser o ambiente principal de bons jantares com amigos e família; além disso, tornou-se o lugar ideal para todos que desejam se aventurar em novas experiências gastronômicas.

Foto: DINO

Por isso, a decoração desse cômodo tem ganhado cada vez mais destaque nos projetos de arquitetos e decoradores. Porém, ao contrário do que muitos acreditam, essa decoração requer uma série de detalhes que, no dia a dia, fazem toda a diferença.

É importante destacarmos que a cozinha é um ambiente comum e, por isso, precisa de uma decoração que harmonize com toda a casa.

O piso, por exemplo, é um dos elementos que mais pesam na decoração e, por isso, precisa ser um dos primeiros a serem escolhidos. Nesse caso, a nossa indicação são os pisos porcelanatos. Eles têm como objetivo preservar a construção, embelezar o espaço e, claro, trazer estabilidade no caminhar de todos os moradores.

Devido ao seu visual estético, sua funcionalidade e alta versatilidade, o porcelanato se tornou o revestimento ideal para ser instalado em qualquer cozinha — destacando ainda mais aquelas no estilo americano, ajudando-as a conversar com os demais ambientes da casa.

Pensando nisso, e nas diversas curiosidades sobre os porcelanatos, destacamos as principais dúvidas sobre o revestimento e algumas dicas incríveis. Veja só!

Por que apostar no porcelanato na cozinha?

Um dos principais destaques dos porcelanatos é a estética das peças. Ele traz um ar moderno e funcional para a casa e é ideal para ambientes que precisam ser frequentemente limpos, ou estão em contato frequente com água e umidade, como banheiro e cozinha.

Os porcelanatos possuem uma grande gama de tamanhos, cores e texturas; e, por isso, podem acabar deixando muita gente com dúvida na hora de escolher. A nossa dica principal é não levar em consideração apenas o quesito estético, mas também a segurança e funcionalidade que eles trarão, além de suas formas de limpeza e manutenção.

Tamanho das peças

Depois de decidir o tipo de piso, é preciso definir o tamanho ideal das peças para a sua cozinha.

Algumas das opções mais comuns são as de 60x60 cm, 60x120 e 90x90 cm. A escolha do tamanho deve ser feita de acordo com a amplitude do ambiente. Grandes formatos, por exemplo, podem transmitir um ar de espaço maior, já que, na maioria das vezes, possuem menor rejunte — proporcionando maior continuidade visual.

Nesse caso, a regra é sempre a mesma: para ambientes pequenos, aposte em formatos pequenos; para ambientes grandes, aposte em formatos grandes.

Acabamento: retificado ou bold?

Um dos detalhes bem importantes para se levar em conta é o tipo de borda do porcelanato escolhido. Basicamente, as denominações utilizada para diferenciar os dois tipos são retificado e bold.

As peças com borda do tipo retificado possuem acabamento reto e preciso, com superfície mais fina, pois são cortadas por discos de diamante. Por isso, os porcelanatos com borda retificada podem ser instalados de modo muito mais uniforme e com alinhamento muito mais preciso. Ideal para decorações mais minimalistas.

Já as peças com acabamento bold são identificadas por sua aparência mais rústica, ou menos "certinha", já que é considerado o modelo tradicional. Ele apresenta um arredondamento nas bordas das peças e, por isso, suas laterais e superfície não são tão precisas quanto as das peças retificadas. Este modelo é ideal para decorações mais rústicas.

Estampas e ambientes

Outro detalhe bastante importante é a estampa do piso e o ambiente em que ele será instalado. Sempre dê preferência aos revestimentos para cozinha que não evidenciem a sujeira.

De acordo com as últimas tendências, o revestimento de cozinha que reproduz o aspecto de cimento queimado é ideal para quem não quer se preocupar com a sujeira aparecendo todos os dias. Esse modelo é um dos mais práticos, já que não evidencia a sujeira tanto quanto os demais.

Quer dar um toque aconchegante ao ambiente? Invista em modelos de porcelanatos com estampas amadeiradas. Esses são os ideais para quem está montando um projeto mais rústico, mas não quer perder o charme na decoração. Além de serem ideais para cozinhas e salas integradas.

Ainda em relação às estampas, vai aqui uma dica de ouro: evite instalar revestimentos estampados se o ambiente for integrado, como no caso dos ambientes separados por bancadas (cozinhas americanas). É claro que as cores podem ser diferentes; porém, o ideal é manter uma linha lisa e padronizada.

Estilo do décor vem de baixo

Por serem um dos primeiros elementos a serem instalados, os pisos geralmente determinam como será o resto da decoração. Pensando nisso, e no caso de possíveis mudanças, sempre invista nos modelos monocromáticos. Deste modo, caso a decoração do resto do ambiente mude, você não precisará perder tempo com a troca do piso.

E aí, gostou das dicas? Agora que você já sabe tudo o que é preciso considerar para comprar o porcelanato da sua cozinha, acesse a sua loja de material de construção preferida e comece a reforma da cozinha!

Website: http://www.telhanorte.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade