Pesquisa indica Rosana Valle (PL) com 8% de preferência para o Senado por SP
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas aponta a deputada federal com desempenho competitivo em cenário estimulado, superando nomes do Republicanos e empatando tecnicamente com o MDB
Um levantamento divulgado nesta semana pelo Instituto Paraná Pesquisas apresenta o cenário para o Senado Federal em São Paulo. O estudo indica a deputada federal Rosana Valle (PL-SP) com 8% da preferência do eleitorado no cenário estimulado. Além disso, a parlamentar obteve menção no levantamento espontâneo, registrando 0,1%.
Na análise estimulada, a deputada, que também é presidente da Executiva Estadual do PL Mulher de São Paulo, aparece à frente do deputado estadual Tomé Abduch (4,3%) e do secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Robson Tuma (6,4%), ambos filiados ao Republicanos. Rosana Valle registra empate técnico com o deputado federal Baleia Rossi (MDB), que obteve 11% da preferência.
No grupo de maior percentual do levantamento, estão citados o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), o deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 40,3%.
No próximo pleito eleitoral, os cidadãos brasileiros irão às urnas para eleger dois senadores por cada estado e pelo Distrito Federal (DF). As definições das composições partidárias e dos candidatos ao Senado estão previstas para ocorrer até (março) do próximo ano.
Rosana Valle, que exerce seu segundo mandato na Câmara dos Deputados, avalia que o percentual de até 8% na pesquisa reflete o reconhecimento do eleitorado de São Paulo em relação à sua atuação legislativa. A deputada considera que o fato de ser lembrada para uma vaga na Câmara Alta do Congresso Nacional indica um desejo por maior representatividade feminina alinhada a princípios que norteiam a direita no Brasil.
A parlamentar foi reeleita em (2022) com 216.437 votos válidos. Rosana Valle é jornalista há mais de 25 anos, professora e autora dos livros "Rota do Sol" e "Rota do Sol 2". Ela afirma que segue sua missão em Brasília, votando em pautas relevantes para o país e propondo melhorias.
O levantamento do Instituto Paraná Pesquisas para o Senado Federal foi realizado por meio de entrevistas presenciais. Foram consultados 1.680 eleitores residentes em São Paulo.
-
Período da Coleta: Entre (4) e (8) de (dezembro).
-
Grau de Confiança: 95%.
-
Margem de Erro: 2,4 pontos percentuais (para mais ou para menos).