Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pernambuco tem quarto caso suspeito de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas, diz SES-PE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) foi notificada de um novo caso suspeito de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas em Pernambuco.

2 out 2025 - 12h20
Compartilhar
Exibir comentários

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/PE), foi notificada de um novo caso suspeito de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas em Pernambuco.

Pessoa colocando bebida alcoólica em copos.
Pessoa colocando bebida alcoólica em copos.
Foto: Freepik / Portal de Prefeitura

O novo caso, que passa a fazer parte da investigação epidemiológica e sanitária, conduzida pela SES-PE, trata-se de uma paciente do sexo feminino, residente do município de Olinda. Segundo relato da paciente, atendida em uma unidade de saúde do Recife, esta realizou a ingestão de vodka e, após três dias, na segunda-feira, 29 de setembro, buscou atendimento com relato de náuseas, episódios de vômito, evoluindo para cefaléia e visão turva.

Como medida de monitoramento contínuo, a SES-PE reuniu representantes técnicos das áreas de Vigilância em Saúde, Atenção à Saúde, Regulação de Leitos e Vigilância Sanitária para traçar de maneira minuciosa o trabalho de acompanhamento das notificações e a elaboração de medidas de controle e de atuação da rede de saúde no manejo clínico dos pacientes com este perfil.

Na quarta-feira (1º), a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) emitiu nota técnica com orientações aos serviços da rede de saúde pública e privada, vigilâncias sanitárias municipais e população sobre os riscos da intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

O novo caso notificado, localizado na Região Metropolitana, se soma aos outros três anteriormente notificados a Secretaria, de residentes de cidades do interior pernambucano. No Agreste, o estado realiza as investigações de relatos de intoxicação por metanol de dois homens da cidade de Lajedo e um de João Alfredo.

Todos os pacientes foram atendidos no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, também no Agreste do estado, onde dois deles evoluíram para óbito, enquanto o terceiro recebeu alta hospitalar com perda de visão bilateral como sequela do evento.

Equipes do Cievs estão atentas e em contato direto com as unidades de saúde para a notificação de qualquer novo episódio relativo a este tipo de intoxicação, a fim de iniciar todo o processo de investigação epidemiológica e, acionamento dos demais agentes de saúde como Apevisa, Central de Regulação de Leitos e Vigilância Epidemiológica.

Portal de Prefeitura
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade