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DINO

Pensando em empreender? Produtos personalizados com estampas são forte tendência de mercado e uma ótima oportunidade de investimento

26 abr 2018 - 21h03
(atualizado em 27/4/2018 às 07h20)
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A tecnologia vem mudando o cenário do empreendedorismo no mundo, e não apenas em indústrias de softwares e dispositivos eletrônicos. Por exemplo, as modernas técnicas de estamparia e impressão impactam o mercado atual dos mais diferentes produtos.

Foto: DINO

Atualmente não basta mais o produto ser exclusivo, ele precisa também ter "a cara" do cliente.

Essa evolução do segmento dos personalizados só é possível pois o mercado conta com novas possibilidades tecnológicas, entre equipamentos e insumos, com valores consideravelmente acessíveis.

Isso abriu um novo leque de possibilidades para empreendedores que desejam evitar a concorrência com grandes empresas oferecendo produtos personalizados aos seus clientes: canecas, camisetas, copos, cases para celular, artigos para decoração, entre outros.

"Há décadas que as pessoas compartilham suas visões de mundo através de camisetas estampadas. Com a popularização das novas tecnologias de impressão isso se expandiu para uma infinidade de outros produtos: desde canecas com frases bem-humoradas até cases para celular com fotos de pets. A customização "um a um" não é mais o futuro, e sim o presente." (Marco Lang - especialista em design de estampas)

Porém antes de investir qualquer quantia de dinheiro em seu negócio de personalizados, é preciso estudar bem o mercado e os principais processos de impressão/estamparia de produtos.

Sublimação como técnica de estamparia

Como já dizia sua professora de física: a sublimação é um fenômeno que ocorre quando há mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Esse fenômeno físico pode ser usado para estampar diversos produtos.

Para isso basta imprimir a arte (design) criado no computador em um papel chamado sublimático utilizando tintas especiais que podem ser adaptadas até em impressoras domésticas. Depois com o auxílio de uma prensa térmica transferir a impressão do papel para o produto que deseja personalizar.

O principal atrativo da sublimação é o baixo investimento inicial, pois com R$ 3 mil já é possível empreender no mercado de camisetas, canecas, brindes e artigos para decoração.

Transfers e termocolantes para personalização

Iniciantes no mercado de produtos personalizados costumam confundir a técnica de estamparia da sublimação com transfers e filmes termocolantes.

Apesar de ambas utilizarem prensas térmicas para estampar, nos processos de transfer e termocolantes o design não é impregnado nas fibras do produto, e sim "colado" sobre ele.

Essa característica costuma ser também o tendão de Aquiles destas técnicas, que se não bem executadas podem gerar problemas na durabilidade da estampa.

Quanto a questão do investimento para entrar no mercado de personalização com transfers e filmes termocolantes, pode-se dizer que é muito parecido com o da sublimação. Inclusive muitos empreendedores acabam optando por ambas técnicas.

Serigrafia

De todas técnicas de estamparia listadas nesta matéria a serigrafia é sem dúvidas a mais antiga e tradicional, porém ainda muito utilizada para personalização de produtos.

Também conhecida como silkscreen, a gama de substratos estampáveis com esse processo é enorme, e abrange desde vidros a madeiras, passando por uma infinidade de tecidos e malhas.

Os principais pontos fracos da serigrafia são a necessidade de um espaço físico adequado, alto impacto ambiental, e complexidade na execução para iniciantes - tudo isso impacta no custo de entrada no mercado.

DTG (estamparia digital direta)

Já pensou em colocar uma camiseta na impressora e imprimir diretamente o design da tela do computador nela? Exatamente isso que é a impressão DTG .

Atualmente é o que existe de mais tecnológico e promissor no mercado da personalização, principalmente de artigos do vestuário como camisetas, camisas, bermudas, blusas, entre outros.

A técnica só não é mais utilizada pois seus custos ainda são altos - tanto o custo para entrar no mercado que é de em média R$ 80 mil, quanto o custo de manutenção das máquinas que encarece o produto final.

Como entrar no mercado de personalização e estamparia?

Se você está pensando em entrar no mercado de produtos personalizados saiba que a hora é esta. Nunca antes as pessoas estiveram tão ávidas por artigos exclusivos e customizados, assim como nunca antes foi tecnologicamente viável produzir em pequenas escalas tais produtos.

Porém não se engane que será um caminho fácil.

Além das competências administrativas (gestão de pessoas, logística, finanças, etc.) que todo o empreendedor deve ter, você precisa dominar o processo produtivo dos produtos além de ter uma boa noção de design de estampas.

Informe-se em sites especializados como o Estampa Web que dispõem de vasto conteúdo relacionado a estamparia e mercado de personalizados.

Website: https://estampaweb.com/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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