Os 10 melhores personagens de novela em 2009
10º Tony Castellamare (Poder Paralelo)
Interpretado por Gabriel Braga Nunes, o misterioso mafioso fez um jogo perigoso com a polícia brasileira e o crime organizado, arriscando a vida e a liberdade em busca de seus objetivos.
9º Yasmin (Malhação)
A patricinha vivida por Mariana Rios fez os fãs da novelinha teen darem muita risada com suas trapalhadas. Primeiro ela quis seguir a carreira de cantora, mas acabou sendo enganada por um agente golpista. Depois, se casou com o namorado, Peralta, e comprovou que a vida de casada pode ser bem complicada.
8º Bela (Bela, a Feia)
Com muita maquiagem e figurino de mau gosto, Giselle Itié conseguiu ficar feia na trama. Bela é inteligente, mas não consegue se destacar na vida porque é feia, isso até que ela consegue um emprego em uma agência de publicidade e vira o braço direito do chefe.
7º Marcos (Viver a Vida)
Mais uma vez José Mayer é o "pegador" de uma novela de Manoel Carlos. Desta vez, o personagem chama atenção por suas demonstrações de machismo. Casado com uma mulher com idade para ser sua filha, ele quer que ela largue a profissão de modelo e se dedique à família.
6º Melissa (Caminho das Índias)
Interpretada por Christiane Torloni, a socialite metida passou a novela toda mais preocupada com suas joias e e seus cremes importados do que com a doença do filho, Tarso (Bruno Gagliasso). No final, ela caiu na real e aceitou que a esquizofrenia do filho era um fato. A personagem também foi protagonista de uma das melhores cenas da trama, quando deu uma surra na vilã Yvone (Letícia Sabatella).
5º Bianca (Caras e Bocas)
A menina espevitada vivida por Isabelle Drummond roubou a cena com suas trapalhadas. Primeiro ela fez de tudo para encontrar o pai, depois conseguiu acabar com o noivado dele e uni-lo à sua mãe novamente. Por fim, divertiu os telespectadores com suas tentativas de se tornar uma grande empresária. Vendeu de coxinha de galinha a polvinho, passando por xampu.
4º Yvone (Caminho das Índias)
A psicopata interpretada por Letícia Sabatella pintou e bordou na trama. Primeiro ela seduziu o marido da melhor amiga, Raul (Alexandre Borges), e o fez simular a própria morte para que eles fugissem juntos. Depois, o fez transferir todo o dinheiro dele para uma conta e o deixou sem nada. Ela ainda tentou incriminar Silvia (Débora Bloch) e enganou Nanda (Maitê Proença). No final, foi presa, mas conseguiu escapar após seduzir um guarda da prisão.
3º Opash (Caminho das Índias)
Tony Ramos emocionou os telespectadores nas cenas em que o conservador indiano Opash Ananda fazia de tudo para manter a tradição em sua família. O ponto alto foi quando ele teve que enterrar o corpo que achava ser de seu filho, Raj (Rodrigo Lombardi), após expulsar a nora e o neto de casa.
2º Jorge/Miguel (Viver a Vida)
Em sua estreia em uma novela no horário nobre da Globo, Mateus Solano tem arrasado na pele dos gêmeos Jorge e Miguel. Um deles é workaholic e o outro leva tudo na brincadeira.
1º Norminha (Caminho das Índias)
Politicamente incorreta, já que enganava o marido para sair com outros homens, Norminha (Dira Paes) conquistou os telespectadores com seu jeito irreverente. Ficará imortalizada pela música Você Não Vale Nada, gravada pelo grupo Calcinha Preta, pelo sutiã à mostra e pelo jeito único de enrolar a mecha do cabelo com o dedo.