O francês é o segundo idioma mais ensinado nas escolas
Confira aqui alguns relatórios e curiosidades sobre o idioma francês nas escolas brasileiras.
O francês é o segundo idioma mais ensinado no mundo.
Em um mundo globalizado, possível é impossível não pensar na necessidade de buscar conhecimento para melhoria de desempenho tanto na área pessoal quanto na área profissional . As bases do mundo pós-moderno trouxeram a aproximação das nações que, além de proporcionarem ganho econômico diversificado e multicultural, exigiram o conhecimento multilíngue.
Não é à toa que o francês entra nessa dinâmica sendo o segundo idioma mais ensinado nas escolas e o quinto mais falado no mundo. Atualmente, segundo os dados da Embaixada Francesa no Brasil, e o francês está presente emcinquenta e seis países com mais de 270milhões de francófonos cientes da importância dessa língua no cenário atual., . Segundo o relatório disponibilizado no site https://www.francophonie.org, fonte dos dados acima, o levantamento da informação de que francês é segundo idioma mais ensinado no mundo baseia-se na crescente relevância que a língua vem demonstrando nos setores acadêmicos, empresariais, jurídicos e até mesmo no setor de entretenimento.
O francês já foi considerada língua "universal "no início do século XlX. A exigência de ensino obrigatório do francês, no Brasil, no então criado Colégio Pedro ll em 1837, instituição imperial para a formação secundária, só reforça a relevância histórica de seu ensino nas escolas. A aprendizagem era necessária pelo fato do francês ocupar destacada posição de língua cultural à época. A importância do ensino da língua francesa já fazia parte da grade curricular escolar e até hoje existe uma geração mais idosa no Brasil que tem resgatado seus estudos do francês nos últimos anos.
A importância da língua francesa em terras brasileiras remete à ideia de que a aquisição do idioma agrega valores e auxilia na preparação dos futuros cidadãos que serão capazes de se comunicar em um mundo cada vez mais francófono. E hoje em dia, apesar da língua francesa não ser obrigatória, seu aprendizado no Brasil e no mundo aumentam significativamente, segundo as curiosidades abaixo:
Veja algumas curiosidades:
• No período compreendido entre 2010 e 2014, houve um aumento na quantidade de falantes da língua francesa.
• Mesmo em países onde o francês não é língua materna, nem ministrado em escolas teve um crescimento de aproximadamente 30% no número de falantes.
• Segundo pesquisa realizada pela https://www.bloomberg.com.br/,o francês é o terceiro idioma mais usado no mundo dos negócios.
Aprender
É pacífico entre os educadores que o ensino deve suprir as necessidades do educando e o fato do francês ser o segundo idioma mais ensinado nas escolas, torna imprescindível sua presença na sala de aula. O papel da escola é preparar o aluno para ser capaz de assumir seu papel na sociedade e o ensino do francês auxilia nessa preparação.
O português tem muito em comum com a língua francesa. A origem latina dos dois idiomas vai despertar no estudante a familiaridade entre eles, o que vai facilitar em alguns momentos o estudo da nova língua para os novos falantes. Como em qualquer aprendizado, é necessário esforço e dedicação no processo de aquisição do francês, mas se inserido com a metodologia adequada, o objetivo será alcançado!
Ouvindo os especialistas no assunto
Márcia Alves de Rizzo e Diego Antunes, professores de francês do curso online Profrancês em São Paulo - SP , garantem que há metodologias específicas que aproveitam as características em comun do português e do francês para acelerar o aprendizado. Segundo eles, é positivo utilizar algumas similaridades para desenvolver conexões na mente do aluno. "Há um mito de que é necessário aprender francês evitando pensar em português, mas isso é uma falácia. As similaridades de construção de frases e maneiras de pensar entre os dois idiomas são tão ricas que as pontes criadas entre os dois só aceleram o aprendizado e desmitificam a ideia de que o francês é uma língua difícil", diz Márcia de Rizzo, fundadora da escola.
Website: http://profrances.com.br/